Ouvindo...

Símbolo do Pantanal, onça-pintada ‘Gaia’ morre em incêndio

Pantanal enfrenta uma grave crise ambiental devido aos incêndios florestais que atingem o bioma

O Pantanal enfrenta uma grave crise ambiental devido aos incêndios florestais que atingem o bioma. Desde junho, quando as queimadas intensificaram, milhares de espécies foram atingidas. Uma das vítima é onça-pintada Gaia, que não conseguiu fugir das chamas e morreu.

O fogo no Pantanal já consumiu mais de 1,3 milhão de hectares desde o início de 2024, segundo dados o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

Segundo a Organização não governamental (ONG) Onçafari, que trabalha na preservação da biodiversidade, a onça-pintada Gaia tinha 11 anos e era filha de Esperança, também monitorada pela instituição.

Leia também

‘Gaia sempre gostou muito de subir em árvores. Mostra-se muito habituada aos veículos desde muito pequena’.

A morte de da onça-pintada foi confirmada nas redes sociais da ONG na sexta-feira (9).

‘Nós costumamos trazer aqui as belezas do Pantanal, mas hoje isso não é possível. É com grande tristeza que nos despedimos da Gaia, uma das onças monitoradas pelo Onçafari, conhecida pela equipe desde o nascimento. Infelizmente, o fogo interrompeu essa linda jornada e é impossível não sentir profundamente a sua perda’, disse a intuição.


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais