Ouvindo...

Avião que caiu em SP passou por manutenção no dia anterior: ‘sem problema técnico’

Diretoria da VoePass afirmou que piloto tinha mais de 5 mil horas de voo e possuía experiência em outras companhias aéreas

Avião que caiu era da VoePass

O avião da VoePass que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, havia passado por manutenção na noite anterior ao voo e estava operando normalmente, sem apresentar problemas técnicos. A informação foi divulgada pela diretoria da empresa em coletiva de imprensa agora à noite, horas após o acidente matar 61 passageiros e tripulantes.

Eduardo Büsch, CEO da VoePass, abriu a coletiva de imprensa afirmando que estava ‘consternado e impactado’ com a queda da aeronave. Na sequência, Eduardo declarou que a equipe de tripulantes era ‘experiente, apta e totalmente capaz’.

O piloto possuía 5,2 mil horas de voo e experiência em outras companhias. O copiloto tinha 5,1 mil horas de voo, estava conosco há quase 5 anos. A comissária Rúbia tinha uma história de crescimento e realização profissional. A Débora estava com a VoePass desde o ano passado e era um exemplo de dedicação e comprometimento’.

Manutenção de rotina

Marcel Moura, Diretor de Operações da VoePass, também participou da coletiva. Ele deu detalhes sobre o histórico de manutenção recente da aeronave envolvida no acidente e afirmou que o veículo não apresentou problemas técnicos.

O avião de Ribeirão Preto, fez manutenção de rotina na noite anterior e saiu daqui sem problema técnico que comprometesse aeronavegabilidade. As aeronaves têm despachabilidade. De acordo com manuais do avião, estava 100% de acordo. Fez as duas etapas anteriores sem qualquer intercorrência técnica’.

Leia também

Avião cai em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.

Leia mais:

Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.

Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo