O avião modelo ATR-72, que caiu no município de Vinhedo, em São Paulo, nesta sexta-feira (9) decolou com 62 passageiros a bordo. A companhia VOEPASS Linhas Aéreas informou que a aeronave decolou de Cascavel (Paraná) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
Conforme a Defesa Civil, com a queda, o avião caiu em cima de residências.
O Governo de São Paulo informou que equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo (SP), para o atendimento de uma ocorrência.
A Itatiaia entrou em contato com o Hospital Santa Casa de Valinho e com o Hospital Santa Casa de Vinhedo, ambos informaram que estão sobreaviso.
- Veja vídeos da queda impressionante do avião da VoePass no interior de São Paulo
- Youtuber fez vídeo sobre os perigos de voo da Voepass há 11 dias; veja
- Moradora de Vinhedo, em SP, narra queda de avião da VoePass: ‘escolas mandaram todos para casa’
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.
‘Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência’, informou o CENIPA.
Nota do Governo de SP
‘Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo (SP), para o atendimento de uma ocorrência de queda de aeronave. O avião da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e, segundo a companhia, 62 pessoas estariam a bordo, sendo quatro delas tripulantes.
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes’.
Prefeitura de Vinhedo
A Itatiaia entrou em contato com a prefeitura de Vinhedo que informou que não irá se manifestar até a chegada dos órgãos da aeronáutica. A assessoria de comunicação disse, também, que mesmo com a queda, nenhum morador foi atingido pelos destroços da aeronave.