Após uma tentativa de assalto a um carro-forte, o aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, está fechado por tempo indeterminado para um processo de varredura da Polícia Federal.
O bloqueio está ocorrendo para que a PF possa realizar uma inspeção detalhada e procurar pelos
Fontes da Itatiaia confirmam que as Forças de Segurança suspeitam que o grupo era composto por algo em torno de 8 a 10 criminosos.
O bando estava em ao menos dois veículos com características que imitavam viaturas da PF. A estratégia era enganar o sistema de segurança e tentar acesso privilegiado ao terminal.
Eles estavam interessados em uma quantia em dinheiro que desembarcou em um voo e seguiria para o carro-forte.
Durante a tentativa de assalto, uma intensa troca de tiros foi registrada. Disparos de armas de fogo estão espelhados pelas paredes do aeroporto.
Um policial e um criminoso morreram no confronto.
O pm baleado, que não resistiu aos ferimentos, é 2° sargento da Brigada Militar, Fabiano de Oliveira, de 47 anos. O militar estava na tropa desde 1997. O Comando de Policiamento de Choque e o BOPE, Batalhão de Operações Especiais e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar reforçaram o combate contra os criminosos.
O Batalhão do Choque da Brigada Militar informou que o policial militar ficou ferido, foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
Governador lamenta morte
“O sargento Oliveira dedicou mais de duas décadas ao serviço da segurança pública, tendo levado até o fim seu juramento de colocar a própria vida em risco pela proteção da sociedade gaúcha”, disse o governador Eduardo Leite (PSDB), por meio de nota.
Leite também prestou solidariedade à família e amigos e ressaltou que o Estado está empenhado no caso.
“Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de todos os criminosos envolvidos neste ato covarde”, acrescentou.
Um dos criminosos também veio a óbito, enquanto os demais acabaram fugindo para uma mata que fica na região.
As forças de segurança estão mobilizadas, neste momento, em busca dos demais criminosos.
Ainda não se sabe como os criminosos sabiam da chegada da quantia em dinheiro. A possibilidade de algum tipo de informação privilegiada será investigada.
Não foi informada se alguma quantia em dinheiro foi levada.
*Enviado especial ao Rio Grande do Sul
Sargento morre em tentativa de assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul