Ouvindo...

Frio extremo? Massa de ar polar avança sobre o Brasil; veja estados atingidos

Climatempo prevê a chegada da quinta onda de frio do ano, com temperaturas 5°C mais baixas que o normal

Uma nova onda de frio pode atingir o Brasil nos próximos dias, segundo o Climatempo. O fenômeno deve acontecer entre os dias 9 e 13 de agosto, trazendo possibilidade de geada no extremo sul de Minas Gerais, em algumas áreas de São Paulo, em todos os estados do sul do país e no Mato Grosso do Sul.

A quinta onda de frio do ano deve durar um pouco mais que as outras, podendo chegar a cinco dias consecutivos com temperaturas 5 °C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios. Ainda de acordo com o Climatempo, a próxima semana deve começar com o centro do ar frio impedindo grandes instabilidades e chuva, porém, as máximas também caem na maior parte do centro-sul do Brasil, mantendo o ar mais gelado.

Leia também

Frio chega mais cedo em algumas regiões do Brasil

As temperaturas já devem começar a cair no Sul do Brasil ao longo desta sexta-feira (8), conforme o ar polar entra no país. O fenômeno causa sensação de frio durante o fim de tarde e principalmente à noite. A queda mais significativa acontece sobre a Região Serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de cidades mais elevadas e de planalto do sul do Paraná.

Com a presença de um ciclone extratropical em alto mar e ventos do sistema empurrando umidade para a costa, há uma pequena possibilidade de chuva congelada na madrugada deste sábado (9) no alto da Serra Catarinense. O ar polar deve ganhar mais força e espalha ar frio para as demais áreas do país entre domingo (10) e no amanhecer de segunda-feira (11), provocando friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, além de reduzir as temperaturas em Mato Grosso e Goiás.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.