Moradores do
Em entrevista à Itatiaia, o
O especialista afirma que é importante que as pessoas afetadas pelas
Sem água mineral, o que fazer?
Também em entrevista à Itatiaia, Felipe Malta dos Santos, Médico de Família e Comunidade e professor da Faculdade Ciências Medicas de Minas Gerais, sugere que na ausência da água mineral as pessoas captem água da chuva que não tenham contato com calhas ou com o chão. Nesse caso, os moradores deverão filtrar ou ferver a água por pelo menos cinco minutos antes de beber.
Riscos do contato com água de enchente
“Um grande problema das enchentes são que elas levam lixo, lama e água de esgoto para dentro das casas, o que gera a contaminação da água que seria apropriada para o consumo. Além da inundação do ambiente que gera o contato com a pele das pessoas”, explica Cristiano Galvão.
Entre as doenças que as pessoas que estão em contato com as águas da enchente podem contrair, ele destaca:
- Cólera
- Dengue
- Febre Tifoide
- Hepatite
- Leptospirose
- Tétano
Recomendações do Centro Estadual de Vigilância em saúde do Rio Grande do Sul
1. Esvazie a caixa d’água ou cisterna caso elas tenham sido invadidas pela água da enchente. Esfregue suas paredes com escova e pano limpo. Coloque 1 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Deixe por um período de duas horas e esvazie;
2. Observe se foi realizada a limpeza e desinfecção dos reservatórios públicos de armazenamento de água tratada;
3. Para as residências que não possuem reservatórios domiciliares, recomenda-se que, após restabelecimento do abastecimento de água, deixe a água das torneiras correr por alguns minutos, a fim de se descartar a água contaminada que estava acumulada nos canos;
4. Observe se ocorreu o restabelecimento do sistema de tratamento de água junto à empresa prestadora, com a manutenção da concentração de cloro residual livre entre 0,50 e 5,0 mg/L, mantendo um tempo de contato do agente desinfetante com a água por 1h, a fim de garantir a ocorrência do processo de desinfecção.