Em razão dos volumes de chuva registrados nas últimas horas e da previsão de novas precipitações, Belo Horizonte está em risco moderado de deslizamentos e desmoronamentos nas regionais Venda Nova, Nordeste e Leste até a próxima sexta-feira (19).
O alerta da Defesa Civil reforça a necessidade de atenção para o grau de saturação do solo, além de sinais de risco em imóveis, como rachaduras, inclinação de árvores, postes ou muros, e a possibilidade de deslizamentos e desabamentos.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
8h42 - Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico moderado nas regionais Venda Nova, Nordeste e Leste até a próxima sexta-feira (19). pic.twitter.com/XindKQMhvS
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 16, 2025
Nas últimas 12 horas, a chuva deu uma trégua na capital. De acordo com o monitoramento, apenas a regional Barreiro registrou acumulado acima de 1 milímetro, com 8,4 mm, o que corresponde a 2,5% da média mensal.
Já no acumulado do mês, os volumes seguem altos. A regional Centro-Sul lidera, com 284,4 mm, o equivalente a 83,9% da média esperada para dezembro, em 17 dias. Na sequência aparece a regional Leste, com 244,6 mm, ou 72,1% da média mensal.
Para esta quarta-feira (17), a previsão indica céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva, possibilidade de raios e rajadas de vento ao longo do dia.
A temperatura mínima registrada foi de 18,2 °C, e a máxima pode chegar a 26 °C.