Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (11) nas cidades de Dias D'Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari, na Bahia, pelo Ministério Público e as polícias Civil e Militar do estado. A operação tem como objetivo combater uma quadrilha que visava exercer controle territorial e econômico sobre prestação de serviço de internet em Dias D'Ávia.
Segundo as investigações, o grupo fazia ameaças, intimidações e cobranças ilícitas a provedores de internet locais, interferindo na livre concorrência e no funcionamento regular do serviço.
A PC apontou que a quadrilha tinha uma estrutura hierarquizada e com divisão de tarefas definidas. A liderança era exercida por um homem foragido da Justiça com mandados de prisão em aberto. Esse homem era responsável por determinar as diretrizes da atividade, impor regras e autorizar o uso de violência e intimidação como forma de coerção.
O restante da quadrilha tinha funções operacionais e financeiras, incluindo a coordenação das cobranças ilegais, contato com as vítimas para transmissão de ameaças, coleta e o repasse de valores obtidos e a manutenção da engrenagem econômica necessária para continuar as atividades.
A PC apura o envolvimento de pessoas ligadas ao setor de prestação de serviços de internet que repassariam parte dos lucros à organização criminosa.