A previsão do tempo indica
“Não deve haver trégua na próxima semana. A tendência é de continuidade das pancadas de chuva, mas ainda é preciso aguardar a atualização dos modelos”, explicou o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet.
Segundo o especialista, o tempo instável está associado à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve se posicionar sobre a região. O sistema favorece diferentes tipos de precipitação, que podem variar entre chuva contínua e pancadas, muitas vezes acompanhadas de rajadas de vento e volumes mais intensos.
Leia também:
Chuva acima de 100 mm ameaça 144 cidades de MG, SP e RJ; veja a lista Previsão do tempo: BH está sob alerta de chuva com ventos e raios até esta quarta (17)
A forte nebulosidade também influencia as temperaturas. De acordo com o Inmet, as máximas devem ficar mais amenas nos próximos dias, variando entre 26 °C e 27 °C, já que a cobertura de nuvens impede uma elevação dos termômetros.
As temperaturas mínimas devem permanecer estáveis, entre 17 °C e 18 °C.11 dias seguidos de chuva.
Chuva constante
Algumas regiões de Belo Horizonte já registraram 11 dias de chuva neste mês, segundo a Defesa Civil. O volume acumulado em dezembro se aproxima da média mensal em várias áreas da capital.
A região Centro-Sul lidera os registros, com 282,2 milímetros, o equivalente a 83,5% do esperado para o mês. Na sequência aparecem as regiões Nordeste, com 249,6 mm (73,6%), e Leste, com 240,4 mm (70,9%).
Apesar dos volumes expressivos, o meteorologista ressalta que ainda é cedo para afirmar se dezembro fechará acima da média climatológica. “Dezembro está entre os meses mais chuvosos do ano, ao lado de janeiro. A média histórica para o mês é de 339,1 milímetros. Até o momento, o acumulado na capital é de 155,6 milímetros”, concluiu.