Previsão do Tempo: saiba quando deve voltar a chover em Porto Alegre

A chuva que atinge Porto Alegre nas últimas semanas dará trégua até a próxima quarta-feira (8). A previsão é do Climatempo, empresa de consultoria meteorológica.

No fim de semana também não choveu na capital gaúcha, com temperatura máxima prevista de 32ºC para esta segunda.

Ainda de acordo com o Climatempo, a previsão para esta terça-feira é de sol com nuvens, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 31ºC.

Já nesta quarta a tendencia é de pancadas de chuva a tarde e à noite em Porto Alegre, com a temperatura variando entre 20ºC e 29 C.

Estragos

Com o rio Guaíba com o maior nível de sua história - a última medição, na manhã desta segunda, apontou 5,27m -, Porto Alegre sofre com inundações em vários pontos da cidade.

O aeroporto Salgado Filho, seguirá fechado, com todas as operações suspensas, por tempo indeterminado. Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, que mora ao lado do terminal, teve que ser resgatado nesta segunda-feira.

Ainda no futebol, o Beira-Rio e Arena do Grêmio também estão tomados pela água. Na casa do Colorado, inclusive, um vídeo divulgado nesta segunda mostra o momento em que um homem anda de jet ski dentro de um dos corredores do estádio.

Com o risco de desabastecimento, a Prefeitura de Porto Alegre publicou, nesta segunda, decreto que determina o racionamento de água na cidade e restringe o uso do recurso enquanto a enchente impedir a regularização do serviço.

Previsão do tempo

Se na capital a chuva deu trégua, o cenário é diferente no restante do estado.

A segunda-feira começou chuvosa na região do Chuí, com risco de temporais ao longo dia.

Também há grandes chances de temporal nas cidades do Oestes, Sudoeste e na região do Rio Grande.

Temporal no RS

As regiões mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram mais de 870 mil pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...