A Polícia Civil apreendeu 47 cobras exóticas em operação de combate ao tráfico animal em Salto (SP), no interior pualista. Um suspeito de 44 anos foi preso.
A operação aconteceu na manhã dessa segunda-feira (01) na rua Japão, no bairro Jardim Nação.
O suposto comerciante dos répteis foi conduzido até a delegacia, onde foi autuado e liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado - segundo nota enviada a Itatiaia.
A Polícia Civil de São Paulo suspeita que as cobras eram vendidas pelas redes sociais, sendo o homem de 44 anos o maior traficante de animais da região.
O caso foi registrado pela Delegacia de Itu e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Conforme o Código Penal Brasileiro, o tráfico ilegal de animais silvestres é tipificado como crime ambiental grave. As penas podem incluir detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Em casos mais graves, como o tráfico de espécies ameaçadas de extinção, as penas podem ser aumentadas.
Confira a nota da Polícia Civil de SP na íntegra:
“Policiais civis apreenderam 47 cobras exóticas na manhã de segunda-feira (01), na rua Japão, no Jardim Nação, em Salto. A apreensão ocorreu durante operação de combate ao tráfico animal. O comerciante dos repteis, de 44 anos, foi conduzido até a delegacia, onde foi autuado e liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado. O caso foi registrado pela Delegacia de Itu e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).”
*