Com abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, nesta segunda-feira (22), os candidatos para uma vaga no ensino superior começam a aplicar suas notas do Enem de 2023 para a seleção na graduação desejada.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das mais procuradas do Brasil, e o curso de Medicina é o mais concorrido.
Na edição do Sisu 2023, o curso de Medicina integral foi o mais procurado, com 17.525 inscritos, seguido de Psicologia diurno (5.614), Direito diurno (4.289), Direito noturno (3.983) e Medicina Veterinária (3.861).
A nota de corte para ingressar em Medicina é a maior dentre todos os 91 cursos de graduação oferecidos pela UFMG. Em 2023, o valor foi de 805,3 para a ampla concorrência.
A nota de corte corresponde ao resultado do Enem do último candidato aprovado para o curso no processo seletivo do Sisu.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece 320 vagas para o curso de Medicina por ano: sendo 160 vagas para o turno diurno e 160 vagas para o noturno.
50% das vagas são destinadas para a Lei de Cotas, que reserva o acesso ao ensino superior a estudantes que formaram escolas públicas.
As cotas são divididas entre faixa de renda, raça e alunos com deficiência.
Cronograma Sisu 2024
O Sisu 2024 fica aberto para a seleção de alunos entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26).
O resultado está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira, dia 30 de janeiro.
As matrículas podem ser feitas nas respectivas universidades entre os dias 1º a 7 de fevereiro de 2024.
O período de inscrição para a fila de espera do Sisu acontece entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
Nova lei de cotas
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem.
As vagas são divididas entre ampla concorrência e o regime de cotas, que foi alterado para o Sisu 2024 pela Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023.
As mudanças incluem a redução do limite de renda familiar mensal para 1 salário mínimo por pessoa e a inclusão de quilombolas e criação de uma modalidade de concorrência específica para quilombolas.
Veja como funciona a divisão de cotas para o Sisu 2024:
- 50% das vagas são reservadas para estudantes que estudaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo por pessoa.
- 25% das vagas são reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
- 25% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
ATENÇÃO! O total de 100% corresponde aos 50% de vagas destinadas ao estudantes formados no ensino público.
Inscrição
Os estudantes que pretendem solicitar reserva de vagas baseada na renda familiar precisam apresentar os documentos comprobatórios ou a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, o CADÚnico.
Os candidatos de famílias já inscritas no CADÚnico só precisam apresentar o extrato da consulta completa ou a folha resumo que consta a faixa de renda per capita apurada.
A atualização da Lei de Cotas incluiu os quilombolas como subcota, ao lado dos candidatos indígenas, negros (cota racial), pessoas com deficiência e de baixa renda.
Os quilombolas precisam apresentar uma autodeclaração e um formulário de pertencimento, certificado por três lideranças quilombolas. O processo é semelhante ao sistemas das cotas reservadas aos indígena.
Como submeter minha nota no Sisu?
O Portal Único de Acesso do Sisu é uma plataforma digital do Ministério da Educação (MEC) que reúne os programas de acesso ao ensino superior público no Brasil: Sisu, Prouni e Fies.
Por meio dele, é possível: consultar as vagas ofertadas por instituições públicas e privadas de ensino superior; simular as notas necessárias para ingressar em um curso; inscrever-se no Sisu, Prouni ou Fies; e acompanhar o resultado da seleção.
Para se inscrever no Sisu, os estudantes precisam ter participado do Enem 2023, ter obtido nota superior a zero na redação e não ter participado do exame na condição de treineiro.
As vagas do Sisu são distribuídas de acordo com a nota do Enem e a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato (ampla concorrência, cotas para estudantes de baixa renda, cotas para pretos, pardos e indígenas e cotas para pessoas com deficiência).
Veja o passo a passo de como se inscrever no Sisu:
- Acesse o Portal Único de Acesso do Sisu;
- Faça login com seu CPF e senha;
- Selecione a opção “Inscrição”;
- Preencha o formulário de inscrição com seus dados pessoais e de escolaridade;
- Escolha até duas opções de curso e instituição de ensino;
- Confirme a sua inscrição;
Veja o calendário de inscrição no Sisu 2024:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
- Resultado: 30 de janeiro de 2024;
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024;
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.