Uma ação conjunta das forças de segurança apreendeu, aproximandamente, 500 kg de cocaína em pacotes com a suástica nazista no município de Conquista D’Oeste (MT), há cerca de 530 km de Cuiabá.
Uma pessoa e duas caminhonetes foram presas por tráfico de drogas, na tarde dessa sexta-feira (19).
A operação conjunta incluiu a Polícia Federal (PF), a polícia de Mato Grosso e o Gefron (Grupo Especial de Fronteira do MT).
A meia tonelada do entorpecente estava dividida em 15 fardos que continham a imagem da suástica nazista.
Em vídeo divulgado pelos oficiais, é possível ver as embalagens com o símbolo nazista, nos moldes do regime de Adolf Hitler, entre 1933 a 1945, na Alemanha.
A apologia ao nazismo é considerado crime no Brasil. O ex-ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), parabenizou os esforços das forças de segurança.
A Operação Argos, que visa ao enfrentamento integrado aos crimes transfronteiriços, fez a prisão de um investigado e apreensão de 490 kg de cocaína, em Mato Grosso. Além do tráfico de drogas, configurou-se a apologia ao nazismo. Parabenizo as equipes da Polícia Federal e da… pic.twitter.com/wz6RAB5cVO
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 20, 2024
A operação, que começou através de uma denúncia, deve custar R$ 9 milhões de prejuízo para o crime organizado, anunciou um oficial do Gefron.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.