Ouvindo...

Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento

Documento comprova que candidato participou do exame e garante o abono de falta no trabalho

Saiba o que fazer para emitir e validar a Declaração de Comparecimento no Enem 2023

O primeiro e o segundo dia de provas d o Exame Nacional do Ensino Médio acontecem neste domingo (5) e no próximo (12). Com a aproximação das datas, alguns inscritos começam a ter dúvidas sobre o que é e como emitir a declaração de comparecimento - que garante a falta no trabalho sem prejuízo do salário.

O documento é voltado para os inscritos que precisam faltar algum compromisso para realizar a prova e serve como uma comprovação de que ele realmente compareceu ao exame. Os candidatos interessados em emitir o documento devem baixá-lo na Página do Participante, imprimi-lo e levá-lo no dia da prova para ser assinado por pelo chefe de sala na porta da sala.

No edital do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que irá disponibilizar a declaração de comparecimento dias antes da prova. Fique atento! O instituto não irá disponibilizar a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação da Inscrição após a aplicação de cada dia de prova.

Enem 2023

O primeiro dia de provas do Enem é no domingo, 5 de novembro, quando serão aplicadas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, que será em 12 de novembro, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

A Itatiaia preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a prova.

  • GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: Itatiaia e Chromos divulgam gabarito do Enem

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento