Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem 2023: pessoas prejudicadas por local de prova poderão fazer exame em dezembro; veja o que fazer

Candidatos que foram alocadas a uma distância maior que 30 km para fazer o Enem 2023 poderão solicitar reaplicação da prova em dezembro

Alunos que foram alocados para fazer o Enem a uma distância maior que 30km de casa poderão pedir a reaplicação

Alunos que foram alocados para fazer o Enem a uma distância maior que 30km de casa poderão pedir a reaplicação

Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Alunos que foram alocados para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a uma distância maior do que 30km poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro em locais que ainda serão divulgados. A medida foi tomada para evitar que esses inscritos sejam prejudicados no Enem, já que muitos deles não conseguiriam ir até o local estipulado.

O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta segunda-feira (30) que o Cebraspe - instituição que venceu a licitação para a aplicação do Enem 2023 - foi acionado para garantir que os candidatos possam fazer a prova em uma distância menor que 30 km do domicílio informado na inscrição.

Veja o que fazer

Candidatos que se enquadram nessa situação e que não tiverem como comparecer ao Enem nos dias 5 e 12 de novembro poderão solicitar a reaplicação nos dias 12 e 13 de dezembro. Para fazer isso, os inscritos deverão submeter o pedido em uma aba específica para solicitação - que ainda será liberada- na Página do Participante.

O sistema irá receber as informações dos candidatos no período de 13 a 17 de novembro.

A Itatiaia entrou em contato com Inep em busca de mais informações, mas, até o momento dessa matéria, não recebeu uma resposta.

Histórico

O Inep divulgou, no último dia 24 de outubro, os locais de prova para os candidatos inscritos no Enem 2023. A partir da divulgação, os candidatos foram às redes sociais reclamar das distâncias de suas residências até o local designado pela organizadora das provas, a Cebraspe.

Entre essas pessoas está Fernanda Guedes (nome fictício), candidata do Rio de Janeiro que foi alocada em um bairro a 44km de distância da sua casa. Ela relatou que teria que pegar diversas conduções para chegar ao local e passar por zonas que estão em conflito. Para a jovem “o Enem se tornou uma prova de resistência. O foco era apenas a prova, agora é chegar até o local da aplicação”.

Enem 2023

O primeiro dia de provas do Enem é no domingo, 5 de novembro, quando serão aplicadas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, que será em 12 de novembro, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

A Itatiaia preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a prova.

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais