Ouvindo...

Enem 2023: aluna nota 1000 revela segredos para fazer uma ‘redação campeã'

Jovem que tirou nota mil no na redação do Enem 2022 revela o que estudou na semana anterior a prova

Jovem que tirou nota 1000 na redação do Enem 2022 dá dicas para candidatos que querem garantir uma boa nota na prova

A cinco dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de todo o Brasil voltam a atenção para temida prova de redação - que pode pesar muito na média final da nota. No ano passado, a jovem Laura Leitão, de 21 anos, conquistou a nota máxima na redação e, em entrevista à Itatiaia, ela deu dicas para os candidatos que sonham em conquistar boas pontuações na prova de 2023.

Atualmente, a jovem estuda medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou que sempre gostou de escrever, mas que aumentou sua dedicação à escrita a partir do 2°ano do Ensino Médio. No 3º ano, ela chegou a fazer duas a três redações por semana.

No ano seguinte, quando fez pré-vestibular para conquistar uma vaga em medicina, por já estar mais confiante com o conteúdo, ela passou a escrever apenas um texto por semana. Nessa etapa, ela aumentou atenção para os erros e se dedicou a construir repertórios que pudessem acrescentar informações em eixos temáticos e temas que pudessem cair na prova do Enem.

“Gostava de fazer só uma porque primeiro: eu já sentia que sentia uma base bem consolidada e segundo: dessa forma eu conseguia focar em um texto só e aprimorar minha redação o máximo possível. Levava para correção e olhava detalhadamente meus erros para não fazer de novo nos próximos textos”, explica.

Dicas

Na reta final, Laura aconselha que os candidatos não tentem adivinhar o tema da prova, mas, sim, estudem repertórios socioculturais e eixos temáticos que possam cair no exame. “Não aconselho focar em adivinhar o tema ou ouvir quem está falando sobre isso. Dedique seu tempo para reler suas redações feitas ao longo do ano, analisar seus erros e suas estratégias que deram certo.”

Para ela, não é momento de gastar muita energia e tempo tentando tirar o atraso de conteúdos que ainda não foram estudados. “Acho legal continuar fazendo redações, mas no seu ritmo normal que você teve ao longo do ano. Fazer provas antigas e simulados (marcando tempo) para ficar bem familiarizado com o ENEM, e revisar as questões que você fez ao longo do ano”

A estudante também relembrou como foi o seu próprio preparativo na semana que antecedeu a prova. “Na minha reta final, eu continuei fazendo uma redação por semana e vi aulas sobre eixos temáticos, conseguindo aprender bastante repertório sociocultural. Também revisei minhas redações antigas detalhadamente

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento