Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem 2023: professora de redação dá dicas para o primeiro dia do exame

Com a aproximação do primeiro dia do Enem, alunos podem ficar inseguros sobre o que revisar ou estudar; veja estratégia de estudos

Professora de redação dá dicas para estudantes na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio

Professora de redação dá dicas para estudantes na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio

Itatiaia

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando e, agora, é o momento em que milhares de candidatos começam a ficar inseguros sobre o que precisam estudar ou revisar para o exame. No dia 5 de outubro, mais de 3,9 milhões de inscritos vão fazer a temida redação e as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Para ajudar os corações aflitos dos estudantes, a Itatiaia pediu dicas para a professora de redação e português da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Allana Mátar.

A profissional explica que, a menos de duas semanas para o Enem, os alunos devem ter equilíbrio. “Não adianta o aluno achar que vai conseguir tirar toda a diferença do ano, estudando loucamente até a prova e se cansando, se estressando muito, mas também não adianta cruzar os braços e achar que não dá para fazer nada”, afirma.

Ou seja, ainda dá tempo de revisar pontos importantes, principalmente, para a prova de redação - que pode garantir 1000 pontos para o candidato. Nesse caso, Mátar aconselha que, nessa reta final:

“Estudar bons modelos de texto, pode ser excelente para esse aluno se inspirar e para ele fixar mais ou menos o que ele precisa fazer no dia”, explicou a professora à Itatiaia.

Eixos temáticos

Todo ano a prova traz um tema específico para ser tratado na redação, ponto que costuma gerar muita especulação entre os professores e estudantes. Mátar explicou à Itatiaia, que muito mais que focar em temas específicos, agora nessa reta final, os estudantes devem estudar os eixos temáticos - o assunto base que servirá de repertório para vários outros temas. Por exemplo, no ano passado o tema da redação foi: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, neste caso o eixo temático foi “comunidades e povos tradicionais”.

Com a proximidade do exame, a professora aconselha que os estudantes revisem ou procurem se atualizar sobre pontos importantes dos eixos temáticos.

A professora sugere que os alunos foquem os estudos nos seguintes eixos temáticos:

  • Meio Ambiente e Sustentabilidade;

  • Cidadania, Desigualdades e Inclusão;

  • Saúde

  • Tecnologias Digitais

  • Educação.

Prova de Linguagens e Códigos

Já as provas de múltipla escolha do Enem requerem que os candidatos as resolvam de forma estratégica. "É importante que o aluno tenha em mente que essa prova requer muita estratégia, sobretudo de controle de tempo, porque o aluno precisa resolver as questões com muita agilidade elegendo prioridades”, esclareceu a professora.

Então quais seriam as prioridades?

A dica de Mátar é priorizar a resolução das questões mais fáceis. “Porque segundo modelo matemático que corrige o Enem, chamado de TRI (Teoria de Resposta ao Item) se o aluno erra questões fáceis, a nota dele é mais prejudicada do que se ele errar questões difíceis”, explicou.

“Portanto, é interessante que esse aluno faça uma triagem durante a prova, salte as questões mais difíceis para ele e priorize o acerto das questões fáceis”, finalizou.

Véspera da prova, o que fazer?

Nos dias que antecedem a prova, Mátar afirma que os estudantes devem confiar em seus autojulgamentos. “Eu prefiro estudar na véspera da prova, isso me deixa confiante ou isso me deixa mais ansioso, isso me cansa, né? A gente confia muito nesse julgamento do aluno de forma geral, aquele aluno que não lida bem com a pressão na prova ele costuma tirar o dia anterior para descansar, para fazer uma atividade que o distraia. No entanto, a gente tem vários alunos que gostam de fazer uma revisão durante a manhã e a tarde do dia anterior ao Enem, né? Porque isso para eles dá confiança.”

Apesar de não ter fórmula mágica para véspera da prova, Mátar aconselha que nesse período os alunos durmam bem e comam bem para evitar que o corpo sofra no dia do exame.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 vai ser aplicado em novembro, nos dias 5 e 12 - dois domingos seguidos.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

No segundo dia, é a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

O Inep divulgou no último dia 24/10 os locais de prova em que cada candidato deve ir. Veja aqui como acessar o seu.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023 clicando neste link.

(Sob supervisão de Marina Borges)

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais