Ouvindo...

Superesportivo da BYD chega a quase 500km/h e bate recorde de velocidade para carros elétricos

Marca foi estabelecida pelo piloto profissional Marc Basseng em uma pista de testes na Alemanha

Superesportivo Yangwang U9 Track Edition, da BYD

O novo carro elétrico mais rápido do mundo é Yangwang U9 Track Edition, modelo da marca superesportiva premium da BYD. O recorde, de 472,41 km/h, foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, na pista de testes de Papenburg, na Alemanha.

Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, Basseng, que já era o detentor da marca, declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.

O grande recordista, U9 Track Edition, traz a plataforma veicular de 1200V nomeada pela marca de e4, a primeira de tensão ultra alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.

A plataforma do veículo ainda comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores, com propulsores de 30.000 rpm, para entregar potência máxima de 555kw (755cv) por motor, o que resulta em uma potência combinada que supera os 3.000 cv. O conjunto confere, no total, uma relação peso-potência de 1.217cv por tonelada.

Yangwang U9 Track Edition, superesportivo da BWD

O sistema de vetorização de torque independente monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo. Isso significa que, mesmo em altas velocidades, o sistema da Yangwang garante controle da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração.

O super carro elétrico conta também com um sistema inteligente de controle de carroceria, que realiza ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Esse procedimento aumenta o conforto e a confiança do motorista e otimiza a área de contato dos pneus com o solo, o que melhora a aderência do veículo.

Leia também

Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é coordenador de jornalismo digital da Itatiaia