A aguardada picape intermediária da Volkswagen – chamada internamente de VW247 – teve o seu nome comercial registrado no Brasil. Segundo o site
A novidade será fundamental para ampliar a participação da Volkswagen no segmento de comerciais leves a partir de 2027. A nova picape será ligeiramente maior que a Saveiro, atingindo proporções parecidas com as da Chevrolet Montana. Essas informações coincidem com a declaração de Ciro Possobom, CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, que adiantou em meados de 2024 que as novas picapes da marca serão maiores e mais robustas que os modelos atuais.
A Volkswagen Tukan será fabricada em São José dos Pinhais-PR a partir da plataforma MQB A0, mesma estrutura dos modelos Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. De acordo com a
A escolha desse conjunto mecânico reforça a proposta de veículo comercial com baixo custo de manutenção e boa disponibilidade de peças de reposição para viabilizar os reparos – condição essencial na logística de frotistas.
As versões de entrada com cabine dupla poderão ser movidas pelo motor 200 TSI 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que gera 128 cv e 20,4 kgfm, e câmbio automático de seis marchas.
As variantes mais caras, por sua vez, serão equipadas com o novo motor 1.5 turbo flex Evo2 com sistema híbrido leve de 48 Volts de 150 cv e 25,5 kgfm. Neste caso, o câmbio será automatizado DSG de dupla embreagem e sete velocidades.
Projeções: