Ouvindo...

Stellantis pode criar Jeep híbrido em parceria com marca chinesa

Próximo Jeep eletrificado poderá ser baseado no Dongfeng MHero, que tem versão de mais de 1.000 cv

Dongfeng MHero pode servir de base ao próximo Jeep híbrido

Em meio à corrida global pela eletrificação, a Stellantis parece ter adotado uma nova estratégia para enfrentar o avanço das marcas chinesas: aliar-se a elas. Depois de adquirir uma participação relevante na Leapmotor - com estreia no Brasil confirmada para novembro – o conglomerado automotivo estaria se aproximando da Dongfeng Motor Group, uma das maiores fabricantes da China, para o desenvolvimento conjunto de um novo modelo da Jeep.

A estratégia é semelhante à adotada em parceria com a Changan para a criação das picapes Fiat Titano e Ram Dakota, derivadas de um modelo da fabricante chinesa.

Segundo o jornal China’s Economic Observer, o projeto prevê o lançamento de um novo SUV com proposta off-road e design concebido pela Stellantis, mas construído com a plataforma, o conjunto mecânico e as tecnologias de condução autônoma da Dongfeng. O modelo teria um ciclo de desenvolvimento de cerca de 18 meses, com estreia prevista para o primeiro trimestre de 2027.

As duas empresas têm um histórico de cooperação: a Dongfeng já produz modelos Citroën e Peugeot para a Stellantis no mercado chinês. Desta vez, no entanto, o foco estaria nas marcas premium da Dongfeng, como Voyah e MHero, que vêm ganhando destaque no segmento de veículos elétricos de alto desempenho.

Embora Stellantis e Dongfeng não tenham comentado oficialmente, a publicação afirma que o projeto será voltado prioritariamente ao mercado chinês, sem confirmação sobre eventual exportação.

Jeep eletrificada com DNA chinês

Ainda não há definição sobre qual conjunto mecânico equipará o novo Jeep, mas especula-se que a marca possa adotar o sistema híbrido plug-in do SUV MHero 917 da Dongfeng, que combina um motor de 1,5 litro a gasolina a dois elétricos elétricos para entregar impressionantes 912 cv e 130,5 kgfm de torque — números que superam os de qualquer Jeep já produzido.

Dongfeng MHero tem versão híbrida cuja potência supera os 1.000 cv

Outra hipótese é o uso da configuração mais extrema, de 1.072 cv, também disponível na linha MHero, que colocaria o futuro Jeep no território dos hipercarros em termos de desempenho.

Caso o projeto avance, a produção deverá ocorrer na China, onde a Stellantis já tem experiência industrial. A empresa fabricou SUVs da Jeep em parceria com a GAC Motors, mas o processo foi encerrado em 2022 após registrar vendas abaixo do esperado.

Com a nova aliança, a Stellantis tenta se reposicionar no maior mercado de veículos elétricos do mundo, apostando na tecnologia local e em parcerias estratégicas para manter a Jeep relevante em uma era de transição acelerada para a mobilidade eletrificada.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.