Ouvindo...

Leapmotor, marca de elétricos da Stellantis, estreia no Brasil em novembro

Futura concorrente da BYD chega ao país com dois modelos; versão com extensor de autonomia do SUV C10 pode rodar mais de 1.000 km

Modelo Leapmotor C10 - Leapmotor, futura concorrente da BYD, chega ao país com dois modelos; versão com extensor de autonomia do SUV C10 pode rodar mais de 1.000 km.

A Leapmotor confirmou nesta terça-feira (7), em São Paulo (SP), a sua estreia no Brasil para o dia 25 de novembro. A marca chinesa de carros elétricos do grupo Stellantis chegará ao país para concorrer no segmento dominado por BYD e GWM, recentemente reforçado pelas compatriotas GAC, Geely e Zeekr.

Conforme informações antecipadas pela Stellantis há alguns meses, a Leapmotor chega ao mercado brasileiro com dois modelos: B10 e C10. O primeiro é um SUV com porte semelhante ao do Jeep Compass, medindo 4,52 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e 2,74 m de entre-eixos.

O C10 é praticamente uma versão alongada do B10, com 4,73 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos (praticamente o mesmo tamanho do Jeep Commander). Na China, o modelo tem versões de cinco e sete lugares.

Ambos os modelos são equipados com telas flutuantes para o painel de instrumentos e central multimídia (8,8 e 14,6 polegadas, respectivamente), câmera com visão em 360° e um pacote avançado de tecnologias de condução, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial, entre outros recursos, gerenciados pelo chip Snapdragon 8155 da Qualcomm.

O Leapmotor B10 é comercializado no mercado chinês com motorizações de 180 cv e 218 cv de potência, alimentadas por baterias de 56,2 kWh ou 67,1 kWh. A autonomia declarada é de aproximadamente 600 quilômetros, de acordo com as medições locais.

O C10, por sua vez, é vendido em versão puramente elétrica ou com extensor de autonomia (REEV). Esta última possui um motor 1.5 a gasolina de 96 cv que funciona apenas como gerador de energia para as baterias (não atua na tração do veículo) que alimentam o propulsor elétrico de 231 cv, conforme o nível da carga vai diminuindo durante o uso do carro. A Leapmotor diz que essa configuração pode rodar mais de 1.000 km ao combinar combustão e eletricidade.

No entanto, a marca ainda não confirmou as motorizações dos modelos para o Brasil, mas adiantou que estuda adaptar o motor a combustão do extensor de autonomia do modelo C10 para a tecnologia flex (atualmente é movido apenas a gasolina). Essa mudança deverá ocorrer se a Stellantis decidir montar os carros da Leapmotor no complexo industrial de Goiana (PE), onde são produzidos os modelos da Jeep e a Fiat Toro.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.