Ouvindo...

MG Motor: marca chinesa retorna ao Brasil com esportivo elétrico de 510 cv

De origem britânica, fabricante já estreou site e rede social no país para divulgar três modelos para competir contra outras marcas chinesas

Esportivo MG Cyberster é um conversível elétrico de dois lugares, com tração integral e inspirado nos clássicos roadsters britânicos

A MG Motor deu mais um passo para o seu retorno ao mercado brasileiro. A marca de origem britânica, mas controlada pela gigante chinesa SAIC, lançou acaba de lançar o seu site oficial e um perfil no Instagram para registrar a sua presença digital no Brasil. Sob o slogan “O futuro chegou com sotaque britânico”, a fabricante mostra imagens de seus três primeiros carros elétricos (MG4, MG S5 e MG Cyberster), ainda sem data confirmada de lançamento no país e nem informações sobre a futura rede de concessionárias.

No entanto, os três modelos da MG já aparecem na lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV 2025) do Inmetro, com dados oficiais de consumo e autonomia divulgados pela entidade.

A operação da MG Motor no Brasil será conduzida diretamente pela SAIC Motor, que deverá montar uma rede própria de concessionárias até o fim de 2025. A estratégia segue o modelo adotado em outros mercados, priorizando veículos totalmente elétricos e reforçando a presença das montadoras chinesas no cada vez mais competitivo cenário da mobilidade elétrica brasileira.

MG Motor deu mais um passo para o seu retorno ao mercado brasileiro

O movimento reforça os planos de estreia da MG, marca britânica fundada em 1924 e reconhecida mundialmente por seus esportivos leves e acessíveis. A sigla MG vem de Morris Garages, nome da oficina que deu origem à fabricante. Após décadas de altos e baixos, e passagens por grupos como British Leyland e Rover, a empresa foi adquirida em 2007 pela SAIC Motor, uma das maiores montadoras da China e atualmente entre as dez maiores do mundo em volume de produção.

Desde então, a MG passou por um amplo reposicionamento global, adotando o foco na eletrificação e no design contemporâneo, com forte presença em mercados como Europa, Austrália, América do Sul e Oriente Médio. O sucesso do hatch elétrico MG4 no mercado europeu e o crescimento acelerado da marca no Reino Unido consolidaram a nova fase da empresa, que agora se estende ao Brasil.

Marca volta após ficar pouco tempo no país

A MG chegou a vender carros no Brasil entre 2011 e 2013, período em que foi representada no país pela importadora Forest Trade. A empresa comercializou o hatch MG6 e o sedã MG 550 destacando a relação custo-benefício para brigar com modelos de marcas premium europeias. No entanto, os preços pouco competitivos e o fraco apelo da marca perante o público inviabilizaram a operação no país.

Quais modelos a MG vai vender no Brasil?

MG4

Hatch médio elétrico MG4 será o modelo de entrada da MG no Brasil

O hatch médio elétrico MG4 será o modelo de entrada da MG no Brasil. Equipado com bateria de 64 kWh, o modelo é vendido no exterior nas versões de tração traseira (RWD) e integral (AWD). A autonomia varia entre 279 km e 364 km, enquanto a potência vai de 203 cv a 435 cv, dependendo da configuração.

Na China, o MG4 acaba de ganhar uma nova geração equipada com bateria semi-sólida, tecnologia inédita no segmento e produzida em escala comercial pela SAIC. O sistema promete melhorias em eficiência, conectividade e design.

MG S5

MG S5 é um SUV médio com 4,48 metros de comprimento e bateria de 62 kWh, com autonomia de 351 km

O MG S5 é um SUV médio com 4,48 metros de comprimento e bateria de 62 kWh, com autonomia de 351 km. Os níveis de potência variam entre 170 cv e 231 cv. O modelo foi homologado nas versões COM e LUX, ambas com tração dianteira e visual alinhado à nova linguagem global da MG. Ele chega para disputar espaço com rivais como Geely EX5, BYD Yuan Plus, Omoda 5 e GAC Aion Y.

MG Cyberster

MG Cyberster: modelo combina estilo retrô com desempenho de superesportivo: entrega 510 cv de potência e autonomia de 342 km, segundo dados do Inmetro

Completando o trio, o esportivo MG Cyberster é um conversível elétrico de dois lugares, com tração integral e inspirado nos clássicos roadsters britânicos. O modelo combina estilo retrô com desempenho de superesportivo: entrega 510 cv de potência e autonomia de 342 km, segundo dados do Inmetro. Será um dos raros conversíveis elétricos disponíveis no Brasil, voltado a um público mais exclusivo.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.