A Renault anunciou que iniciou nessa segunda-feira (6) a produção do SUV médio Boreal no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). A fábrica paranaense é a primeira da marca no mundo a produzir o modelo, que estreia no mercado brasileiro ainda este ano para competir com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, entre outros.
“O início da produção do Boreal é mais um importante passo na estratégia internacional da Renault. O Brasil é o primeiro país a produzir o Boreal, um veículo totalmente novo e altamente tecnológico. Isso é muito gratificante para nossas equipes no Brasil”, comentou Thierry Charvet, vice-presidente Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group.
De acordo com a Renault, o Boreal fabricado no Paraná será exportado para 17 países latino-americanos. “Para desenvolver e industrializar o Boreal no Brasil, investimos R$ 2 bilhões de no país, como parte do ciclo de R$ 5,1 bilhões previstos entre 2021 e 2025”, explica Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil.
Como é o Renault Boreal
O Renault Boreal chama a atenção pelo visual alinhado aos modelos da marca francesa na Europa. Construído sobre a plataforma RGMP, o SUV mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Boreal é cerca de 10 centímetros mais comprido que o Volkswagen Taos.
O porta-malas de 522 litros também se destaca em termos de medidas, com mais de 120 litros de vantagem sobre o compartimento de bagagens do Jeep Compass, por exemplo.
O interior do Boreal traz elementos inspirados no Mégane E-Tech, como o painel digital e a central multimídia com tela de voltada para o motorista, ambos com 10 polegadas. O sistema de som assinado pela Harman Kardon conta com 12 alto-falantes e regulagem acústica com cinco modos. O console central elevado, por sua vez, acomoda a pequena alavanca do câmbio, o seletor giratório dos modos de condução e o botão do freio de estacionamento eletrônico.
O carro apresentado à imprensa há alguns meses contava com acabamento interno repleto de materiais emborrachados nas portas e painel, além de revestimento imitação de couro.
Ao menos a versão topo de linha será equipada de série com ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico e pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de manutenção em faixa, sistema centralização em faixa, alerta de saída segura, sensor de ponto cego, faróis adaptativos, entre outros.
Motor do Duster e câmbio do Kardian
Por ora, o Renault Boreal não será híbrido. O SUV será lançado com o conhecido motor 1.3 turbo flex, que entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo do Kardian: automatizado de dupla embreagem banhada a óleo e seis marchas com tração dianteira.
O conjunto mecânico possui cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Personnel e Smart. Cada um deles configura os parâmetros do acelerador, mapa do motor e câmbio de acordo com a preferência do motorista.