Quantos quilômetros dura a embreagem do carro? É impossível responder a essa pergunta com precisão, já que a vida útil desse componentes pode ser interferida por diversas variáveis como, por exemplo, o tipo de uso do veículo, onde ele costuma circular e, claro, como o motorista o dirige.
A embreagem é um dos itens que está na lista de exceções das garantis justamente por ser muito difícil determinar o que provocou o seu desgaste. Mas podemos estimar que, se bem cuidada, esta autopeça pode chegar aos 100 mil quiômetros.
Como aumentar durabilidade da embreagem
- Acioná-la apenas pelo tempo suficiente para fazer a troca das marcas
- Não fazer a manobra chamada “controle de embregam”, isto é, em um subida, ao invés de utilizar o freio, ficar modulando o pedal para manter o carro parado com o torqe do motor.
- Não descansar o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem; após utilizá-la, tire o pé imediatamente. Manter o pé em cima acelera o desgaste.
- Regulagem da embreagem em carros mais antigos, com idade igual a 15 anos ou mais - em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário.
Sintomas de embreagem ruim
Pedal duro ou ‘baixo’ pode indicar embreagem ruim
Alguns sinais indicam que a vida útil da embreagem já está próxima do fim:
- Câmbio arranhando entre as trocas de marchas.
- Dificuldade para engatar as marchas: especialmente a primeira e a ré. Pode indicar que o disco não está desacoplando corretamente.
- Embreagem patinando: o motor aumenta a rotação, mas o carro não ganha velocidade, como se estivesse acelerando em ponto morto.
- Embreagem curta ou pesada: acionamento do pedal tem curso curto e fica duro.
- Trepidação ao arrancar com o carro: o carro dá pequenos solavancos ao iniciar o movimento, sinal de desgaste ou contaminação do disco.
- Ruídos ao pressionar o pedal: estalos ou rangidos podem indicar problemas no platô ou no rolamento da embreagem.
Troca da embreagem
Quando há a necessidade de troca da embreagem, normalmente se compra o chamado “kit”, composto por rolamento, disco e platô.