A Ferrari revelou as primeiras informações do primeiro superesportivo elétrico de sua história e um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos. Provisoriamente chamado de Elettrica, o modelo será lançado em 2026 prometendo “níveis de desempenho inigualáveis”, segundo comunicado oficial da marca italiana.
De acordo com a ficha técnica, o novo supercarro contará com quatro motores elétricos, desenvolvidos pela própria Ferrari, que somam mais de 1.000 cv de potência total. No eixo dianteiro, serão dois propulsores com 286 cv combinados, enquanto o eixo traseiro abrigará outros dois motores capazes de gerar 843 cv. No modo Boost, a potência ultrapassará os 1.000 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e velocidade máxima de 310 km/h.
Um dos quatro motores da Ferrari Elettrica
O condutor (ou candidato a piloto) poderá escolher entre três modos de condução — Range, Tour e Performance. O sistema Torque Shift Engagement oferecerá cinco níveis ajustáveis de potência e torque, controlados por um seletor do lado direito do volante, enquanto outro comando, à esquerda, permitirá ajustar a intensidade da frenagem regenerativa que recarrega as baterias.
A Elettrica será também o primeiro modelo da Ferrari com subchassi traseiro separado, solução que, segundo a marca, melhora o conforto ao reduzir vibrações e ruídos dentro da cabine.
Mais de 500 km de autonomia
A bateria terá 122 kWh de capacidade e será integrada ao assoalho, o que reduz o centro de gravidade em 80 mm em relação a um modelo a combustão. Com densidade energética de 195 Wh/kg, a Ferrari afirma que este é o valor mais alto entre veículos elétricos de produção. O sistema de resfriamento foi projetado para suportar carregamento ultrarrápido de até 350 kW, e a autonomia deverá ultrapassar 530 km, segundo estimativas da marca.
Som artificial simula o ronco do motor
A Ferrari também promete uma experiência sonora diferenciada. Para compensar o silêncio natural dos motores elétricos, o carro usará um sensor no inversor, que detecta vibrações mecânicas reais do trem de força. Esses sons serão amplificados e modulados para criar o que a marca descreve como “um timbre natural e evolutivo que reflete o modo de condução” — uma tentativa de manter viva a tradição acústica da Ferrari, mesmo sem o ronco de um V8 ou V12.
Baterias da Ferrari Elettrica terão 530 km de autonomia
Ferrari mais pesada de todos os tempos
Com peso total de cerca de 2.300 kg, a Elettrica será a Ferrari mais pesada já produzida, mas compensará com o uso extensivo de alumínio reciclado (75% da carroceria e do chassi). A distância entre-eixos de 2,96 metros indica balanços curtos e uma posição de condução próxima ao eixo dianteiro. A suspensão ativa será similar à usada nos modelos Purosangue e F80, enquanto os pneus serão fornecidos por três fabricantes diferentes, em cinco tipos específicos.
O design ainda é mantido em segredo, e os protótipos circulam em teste com carrocerias disfarçadas. A expectativa é que o modelo de produção combine elementos de crossover, hatch e GT, reforçando a identidade moderna da marca.
Toda a produção do supercarro elétrico será concentrada em Maranello, na nova fábrica dedicada a veículos elétricos, marcando o início de uma nova era para a Ferrari.