Ouvindo...

Sucesso de vendas, BYD Song Plus está perto de sair de linha; entenda

Marca já teria definido o sucessor do SUV híbrido, afirma imprensa chinesa

BYD Song Plus 2026

O bem-sucedido BYD Song Plus pode estar prestes a sair de linha na China, segundo a imprensa local. A publicação afirma que o SUV, que acumula mais de 1,57 milhão de unidades desde o seu lançamento há quatro anos, já tem um sucessor definido pela gigante chinesa.

Considerado um dos modelos mais importantes da linha Ocean (divisão da BYD que concentra carros com nomes inspirados em temas digitais e relacionados ao oceano), o Song Plus será substituído pelo SUV Sealion 06. De acordo com o jornal chinês 21st Century Business Herald, a BYD teria confirmado que o processo faz parte de uma transição natural do seu portfólio.

BYD Song Plus deverá seguir sendo vendido fora da China

Os rumores sobre o fim da produção do BYD Song Plus ganharam destaque após o vazamento de documentos internos mencionando a medida por “esgotamento de materiais”. A BYD, por sua vez, não divulgou nenhum comunicado oficial. Ainda assim, o SUV se mantém com vendas em alta na China, onde registrou mais de 13 mil emplacamentos em agosto.

Analistas da indústria chinesa indicam que o encerramento da fabricação do Song Plus reforça a separação entre as famílias de modelos Dynasty e Ocean para a BYD organizar a sua gama de carros de passeio. Apesar de o Song Plus estar perto de ser descontinuado em seu país de origem, o SUV seguirá sendo exportado para outros mercados, uma vez que é o modelo mais vendido da marca no exterior, com 166.700 unidades exportadas entre janeiro e agosto de 2025.

No Brasil, o BYD Song Plus terminou setembro com 1.666 emplacamentos, totalizando 10.590 unidades comercializadas no acumulado de 2025, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

BYD Sealion 06 substituirá o Song Plus na China

O BYD Sealion 06 foi lançado na China em julho deste ano em versões híbrida (DM-i) e elétrica, custando entre 139.800 e 163.800 yuans (algo em torno de R$ 100 mil a R$ 118 mil, respectivamente, em conversão direta na cotação atual).

Interior do BYD Sealion 06

Maior e mais tecnológico que o Song Plus, o BYD Sealion 06 mede 4,81 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos.

O SUV é equipado com central multimídia com tela flutuante de 15,6 polegadas, sistema de som premium Dynaudio, bancos com aquecimento, teto solar panorâmico, entre outros itens.

A versão híbrida do Sealion 06 é movida pela motorização DM-i de quinta geração, na qual o motor 1.5 a gasolina é combinado a um propulsor elétrico, totalizando 218 cv de potência combinada. A capacidade da bateria varia entre 18,3 kWh e 26,6 kWh. Na maior, a autonomia elétrica chega a 200 km, enquanto o alcance combinado é de 1.670 km pelo ciclo chinês de medições.

A variante elétrica tem duas versões com motor traseiro de 232 cv, alimentadas por baterias de 65,2 kWh (autonomia de 550 km) ou 78,7 kWh (610 km). Há ainda uma configuração com um motor em cada eixo com 422 cv de potência e bateria de 78,7 kWh (550 km de alcance).

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.