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Os 3 defeitos mais comuns no freio do carro e como consertá-los

Chiado, trepidação e pedal ‘borrachudo’ são problemas que podem comprometer o sistema

Motorista não pode vacilar com a manutenção dos freios

O sistema de freio do carro não admite vacilos em sua manutenção e o motivo é óbvio: se ele falhar, provavelmente um acidente será a consequência. Por isso, listamos os 3 problemas mais comuns no freio do carro, suas causas e seus sintomas.

1. Chiado enquanto freia

O chiado enquanto é acionado é, sem dúvida, o problema mais comum no freio do carro. Sua causa está relacionada, normalmente, ao desgaste das pastilhas e dos discos.

Além de diminuir a eficiência do sistema, o motorista que insiste em rodar com pastilhas gastas aumentará o seu prejuízo, já que irá gerar um desgaste desnecessário no disco, que poderia esperar para ser substituído mais adiante.

Alguns carros têm luz de freio no painel que acende indicando o momento da troca.

2. Pedal do freio borrachudo

Pedal do freio pode indicar problemas no sistema

Se, ao pisar no pedal do freio, o motorista sente que ele está “borrachudo” (ou esponjoso), ou seja, ele afunda demais e não oferece firmeza, isso pode significar que o fluido do sistema está baixo ou contaminado com bolhas de ar.

Vale destacar que se o fluido de freio estiver baixo, o motorista deve procurar por vazamentos, já que não se deve completá-lo. Inclusive, a verificação do nível deve ser feita sem abrir o reservatório, já que o fluido é higroscópico, ou seja, absorve a água do ar.

3. Pedal do freio trepidando

Se o motorista perceber o pedal do freio trepidando ao acioná-lo ou até mesmo o volante, é provável que o disco de freio esteja empenado. A causa mais comum para o disco de freio empenado é o superaquecimento do sistema.

Existem duas soluções para este defeito: a primeira é a substituição do disco. É também importante que as pastilhas sejam verificadas e, se necessário, substituídas, pois podem ter se desgastado de forma irregular.

A outra maneira é fazer a retífica do disco de freio: ele é preso a uma máquina que “raspa” suavemente o metal, removendo uma camada fina e igualando o material, eliminando a deformação.

É importante que o mecânico que efetuará esse serviço verifique se o disco ficará com a espessura mínima de segurança após a execução.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!