O carro elétrico tem algumas vantagens em relação aos veículos com motor a combustão, mas a principal delas é o menor custo por quilômetro. E não estamos falando apenas do combustível contra a eletricidade.
A complexidade de um motor de combustão interna é significativamente maior devido ao número de peças móveis e aos sistemas auxiliares necessários para seu funcionamento, o que aumenta a necessidade de manutenção frequente.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), se considerarmos um motor elétrico e um a combustão com a mesma potência, cerca de 200 cv, o primeiro terá aproximadamente 30 a 50 peças móveis. Já o propulsor que quema combustível, tem de 300 a mais de 2.000 peças móveis.
A vantagem do carro elétrico se estende a transmissão: eles não necessitam de marchas pela entrega imediata de torque, o que resulta em bem menos peças que os carro “convencionais” que necessitam de diversas engrenagens para multiplica a força do motor.
Motor a combustão tem maior complexidade em relação ao elétrico
Combustível adulterado? Esquece!
Enquanto os carros a combustão estão sujeitos a combustíveis de má-qualidade ou adulterados, os elétricos estão isentos deste problema - ou você conhece energia elétrica adulterada?
Mais vantagens do carro elétrico
Carro elétrico não precisa de troca de óleo lubrificante do motor, filtros de ar, óleo e combustível, além de velas ou de cabos. Também não tem componentes que frequentemente dão problemas, como bicos injetores. Escapamento? Carro elétrico também não tem, e ainda gera menos desgaste de freios, já que o sistema de regeneração ajuda a preservá-los.
Pneu de carro elétrico
Exigência de pneu em carro elétrico é maior: mais peso, torque e menor barulho
Uma grande desvantagem do carro elétrico está no pneu. Embora visualmente pareçam iguais, eles são projetados com características específicas para atender às demandas únicas desse tipop de veículo. Confiras a principais.
- Maior resistência ao torque instantâneo: carros elétricos entregam torque total de forma imediata, exigindo pneus com estrutura reforçada para suportar esse esforço sem desgaste prematuro.
- Capacidade de carga elevada: as baterias dos elétricos são pesadas. Por isso, os pneus precisam aguentar mais peso, com compostos e carcaças mais robustas.
- Menor resistência à rolagem: para aumentar a autonomia, os pneus são otimizados para reduzir o atrito com o solo, o que melhora a eficiência energética.
- Redução de ruído: como os motores elétricos são silenciosos, os pneus são desenvolvidos com tecnologias que minimizam o ruído de rodagem, melhorando o conforto acústico.