Ouvindo...

Como é a Ford Ranger Super Duty, a versão mais parruda da picape; veja fotos

Desenvolvida para o trabalho pesado, caminhonete tem preparação extrema de fábrica

Como é a Ford Ranger Super Duty, a versão mais parruda da picape

A Ford Ranger Super Duty, nova versão da picape média desenvolvida para aplicações mais exigentes, foi apresentada oficialmente na Austrália. Voltada ao trabalho pesado, a configuração é construída sobre chassi reforçado e é dotada de suspensão aprimorada, que garante capacidade de reboque superior à da “irmã” maior F-150, segundo a marca.

O modelo foi totalmente retrabalhado pela engenharia da Ford, que aplicou um quadro estrutural mais resistente, suportes de suspensão reforçados e um eixo traseiro exclusivo. A picape também ganhou proteções inferiores em chapas de aço, que ajudam a preservar os componentes mecânicos em terrenos acidentados.

Com rodas fixadas por oito parafusos e pneus todo-terreno de 33 polegadas — os mesmos usados na Ranger Raptor —, a Super Duty é mais alta e larga que as demais versões. Sua altura livre do solo é de 30 centímetros. Na configuração de cabine dupla e chassi exposto para a instalação de implementos, a mais extrema da gama, o ângulo de ataque chega a 36,3°, garantindo desempenho superior em trechos fora de estrada.

Sob o capô, a Ranger Super Duty traz o conhecido motor 3.0 V6 turbodiesel que equipa versões vendidas no Brasil, mas entregando 207 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas. O destaque é a capacidade de reboque de até 4.500 kg, quase duas toneladas a mais que a Ranger convencional e superior até à da F-150, uma picape de categoria superior.

Entre os diferenciais, a Ranger Super Duty inclui bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, modos de condução específicos (Normal, Lama, Areia, Rock Crawl e Reboque), snorkel para garantir o fornecimento de ar ao motor ao atravessar alagamentos superiores a 80 cm e um tanque de combustível ampliado para 130 litros (50 litros a mais que na Ranger convencional).

O interior segue o padrão das versões mais equipadas da linha, com painel digital de 8 polegadas e central multimídia SYNC 4 de 12”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Na Austrália, a Ford Ranger Super Duty parte de valores equivalentes a R$ 291 mil, na versão de cabine simples, podendo chegar a R$ 345 mil com opcionais. Por enquanto, o modelo será exclusivo do mercado australiano, sem previsão de chegada ao Brasil.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.