Ouvindo...

Ram Dakota: picape que chega em 2026 tem primeiras imagens divulgadas; veja

Modelo baseado na Fiat Titano começa a ser revelado; estreia está prevista para o início do ano que vem

Ram Dakota: picape que chega em 2026 tem primeiras imagens divulgadas

A Stellantis divulgou as primeiras imagens oficiais da versão de produção da Ram Dakota, a picape média mostrada em agosto na forma do conceito Nightfall. O modelo começou a ser produzido na Argentina para estrear no mercado sul-americano no início de 2026 para competir contra as consagradas Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.

No Brasil, o segmento de picapes médias ganhou recentemente o reforço das chinesas Foton Tunland V7 e V9 e da GWM Poer, que apostam no custo-benefício para ganhar espaço no mercado nacional.

Como será a Ram Dakota?

A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada da Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.

A principal diferença entre as picapes será o visual, que na Ram Dakota terá um estilo mais robusto, inspirado em outros modelos da marca norte-americana. O conceito Nightfall adiantou alguns elementos, como os faróis mais estreitos conectados por uma faixa de LED, grade frontal e para-choque redesenhados.

A cabine terá uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos e na central multimídia, novo console central e acabamento mais caprichado.

Leia também

A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.

O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.

Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.