A indústria automobilística necessita sempre se reinventar e criar tendências. Os utilitários esportivos (SUVs) já estão estabelecidos no mercado e outras categorias como sedãs e hatches médios, além de peruas e minivans sucumbiram diante do gosto do consumidor.
Agora, uma sequência de lançamentos recentes evidencia que as montadoras ainda tentam achar mais subcategorias para os SUVs: os que estão posicionados na base da pirâmide, com preços, em média, na faixa de R$ 100 mil a R$ 150 mil.
Na década passada, muitas montadoras lançaram os chamados “compactos aventureiros”, quando pegavam um desta categoria e, por meio de poucas trocas de peças, os deixavam mais altinhos e com um visual mais descolado.
Pode se dizer que a Fiat foi a precursora dessa tendência com a linha Adventure, que teve a perua Weekend como seu produto mais longevo.
Fiat Palio Weekend foi a precursora do que hoje é o segmento de SUVs de entrada
Hoje, esta categoria está mais evoluída e tem identidade própria, utilizando a plataforma de carros compactos, mas com outro visual e muitas mudanças mecânicas.
Nesta leva mais recente, temos alguns modelos de SUVs compactos que já se destacam.
- Fiat Pulse
- Fiat Fastback
- Renault Kardian
- VW Tera
- Citroën Basalt
- Citroën Aircross
Prova de que o apelo aventureiro de SUV fica apenas no visual robusto, todos têm tração dianteira e alguns deles têm motores 1.0 aspirados nas versões de entrada.
SUVs que vem por aí
Outras quatro montadoras se preparam para lançar novos modelos para este segmento de entrada dos SUVs. A primeira delas é a Honda, com o novo WR-V que já está pronto e terá venda iniciada em novembro. Ele ficará posicionado abaixo do HR-V e será a opção de entrada da marca.
A Toyota sairia na frente com o Yaris Cross, que vai ser o primeiro entre eles com opção de motorização híbrida plena (HEV). Mas o colapso da fábrica de Porto Feliz (SP), em uma tempestade em 22 de setembro, fez com que o
Toyota Yaris Cross: lançamento adiado, mas sem nova data definida
A General Motors é outra que já está testandoum SUV para ficar posicionado abaixo do Chevrolet Tracker em sua linha. O chamado “SUV do Onix”, ou Projeto Carbon, terá visual alinhado com os modelos mais novos da marca, com a traseira inspirada no Equinox EV.
Por fim, outro SUV que estará em breve nas ruas do Brasil é o Nissan Kait que, na verdade, trata-se do antigo Kicks Play com uma profunda reestilização - inclusive mantendo o motor 1.6 de aspiração natural utilizado pela marca há muitos anos.