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Nissan começa a revelar SUV baseado no Duster para mercados emergentes

Batizado de Tekton, modelo aproveita toda a estrutura e mecânica do SUV da marca francesa

Novo Nissan Tekton tem estrutura baseada no Duster

A Nissan divulgou informações preliminares do Tekton, SUV compacto baseado no Renault Duster que será fabricado na Índia para abastecer mercados emergentes. De acordo com a marca japonesa, o nome tem origem grega e significa “artesão”.

Não é a primeira vez que a Nissan aposta no Duster para criar um SUV. A marca chegou a usar a estratégia de rebadging ao aplicar seus emblemas no modelo da Renault para vendê-lo em alguns países asiáticos rebatizado de Terrano – as duas marcas formam uma aliança comercial junto da romena Dacia e da japonesa Mitsubishi.

O Nissan Tekton tem visual inspirado em SUVs maiores da marca, como o Armada e o Patrol, comercializados na América do Norte. Apesar de a baixa qualidade das fotos de divulgação, é possível notar que o Duster foi remodelado com faróis interligados por uma faixa horizontal de LED que atravessa toda a parte superior da grade frontal. A mesma estratégia também foi adotada na iluminação da traseira, que ganhou tampa e para-choques próprios.

De resto, o SUV aproveita praticamente todas as peças de estamparia (portas, para-lamas) e a plataforma CMP-B do Duster. Essa estrutura também é compartilhada com o Renault Kardian e o novo Nissan Kicks vendidos no Brasil.

O interior do Tekton ainda não foi revelado, mas deverá manter a maior parte das peças do Duster, mas com mudanças pontuais e a troca dos emblemas da Renault pelos da Nissan.

A motorização, também mantida em segredo, deverá seguir a oferta de propulsores do Duster no exterior: 1.0 turbo e 1.2 turbo com sistema híbrido-leve de 48 volts, combinados a um câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, ambos com seis marchas.

As chances de o Tekton ser comercializado no Brasil são irrisórias, uma vez que a Nissan lançou em julho a nova geração do Kicks e vem trabalhando no desenvolvimento de um novo SUV compacto de entrada para competir contra modelos na faixa de preços abaixo dos R$ 150 mil.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.