O Renault Kwid E-Tech 2026 foi apresentado nesta quarta-feira (8) por R$ 99.990, preço que o posiciona como o carro elétrico zero quilômetro mais barato do Brasil. Reestilizado e equipado com assistências de condução, o subcompacto mira potenciais clientes do BYD Dolphin Mini (custa a partir de R$ 119.990), o modelo mais vendido da categoria no país.
Fabricado na China, o novo Renault Kwid E-Tech estreia no Brasil a identidade visual inspirada no Dacia Spring, versão a combustão vendida na Europa. No entanto, o modelo segue apenas com quatro lugares, enquanto o Dolphin Mini é comercializado em configuração para cinco ocupantes.
A dianteira do subcompacto ganhou estilo mais retilíneo na peça que simula a grade frontal, no para-choque e nos faróis, que seguem divididos em quatro elementos. A traseira foi atualizada com lanternas integradas por um aplique escuro que atravessa a tampa do porta-malas, que curiosamente traz a inscrição “E Kwid”, nome do modelo em outros mercados.
De perfil, o novo Kwid E-Tech ostenta apenas novas rodas de liga leve de 14 polegadas.
Por dentro, o elétrico conta com novo volante com regulagem de altura, acabamento bicolor e um aplique azul nas saídas centrais do ar-condicionado. O painel de instrumentos é digital de 7” com novo grafismo e a central multimídia de 10” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade do uso do cabo do telefone celular.
Qual a autonomia do novo Renault Kwid E-Tech?
A bateria de 27 kWh do subcompacto elétrico é capaz de fornecer alcance de até 180 quilômetro, de acordo com as medições do Inmetro, que consideram o uso severo do veículo. A recarga de 20% a 80% pode ser feita em 45 minutos em estações rápidas de 30 kW.
O motor elétrico síncrono de ímãs permanentes entrega 65 cv de potência e torque na casa dos 11,5 kgfm. Para efeito de comparação, o motor 1.0 flex da variante a combustão gera até 71 cv e 10 kgfm, quando abastecido com etanol.
Para efeito de comparação, o BYD Dolphin Mini é movido por um motor elétrico de 75 cv e 13,8 kgfm, alimentado por uma bateria de 38 kWh com autonomia de 280 km e potência de recarga de 40 kW.
Mais seguro que o “irmão” a combustão
Enquanto o Renault Kwid movido a combustão sai da fábrica de São José dos Pinhais (PR) equipado com airbags frontais e laterais, o elétrico adiciona as bolsas infláveis de cortina. A Renault destaca que o modelo possui 11 assistências de condução ao motorista:
- Alerta e assistente de permanência em faixa (LDW e LKA): atua sobre a direção para manter o veículo centralizado na faixa, quando detecta risco de saída involuntária.
- Frenagem automática de emergência (AEB): detecta veículos à frente e, em caso de risco iminente de colisão, emite alertas visuais e sonoros. Se o condutor não reagir, o sistema aplica automaticamente os freios para evitar ou mitigar o impacto.
- Reconhecimento de placas de velocidade (TSR): identifica placas de limite de velocidade e exibe alertas no painel, ajudando o condutor a respeitar as regras de trânsito.
- Sensor de fadiga (DDAW): monitora o comportamento do condutor e sugere uma pausa quando identifica sinais de fadiga ou perda de atenção.
- Assistente de partida em rampa (HSA): mantém, com o uso automático dos freios, o veículo na mesma posição durante dois segundos impedindo que ele retroceda quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador em uma pista com desnível superior a 3%.
- Limitador de velocidade (SL): limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado.
- Piloto automático (CC): mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. Também contribui para reduzir o consumo de combustível.
- Câmera de ré (RVC): visualização do ambiente na parte traseira do carro, facilitando a manobra de estacionamento, ajudando a evitar colisões.
- Sensores de estacionamento dianteiro (UPAF) e traseiro (UPAR): alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos na traseira do veículo evitando batidas e auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.