Você, motorista, tem notado que o consumo do seu carro está pior nos últimos tempos? Mesmo trajeto, mesma forma de digirir, mas, mesmo assim, o combustível (etanol ou gasolina) não está rendendo como antes? Alguns problemas mecânicos ocultos podem ser os vilões. Vamos listar três deles.
Velas de ignição sujas
As velas de ignição são as responsáveis por iniciar a queima do combustível dentro do motor. Se elas estiverm carbonizadas ou com uma folga maior do que o especificado, a qualidade da centelha será ruim, comprometendo a qualidade da combustão e, consequentemente, aumentando o consumo. O motor também perderá potência. Falhas no motor, especialmente dificuldade na partida com motor frio, podem ser indicativos de velas desgastadas.
Cada montadora adota uma recomendação específica para a troca preventiva das velas de ignição. Em casos de uso severo, recomenda-se antecipar o plano de manutenção, reduzindo pela metade o intervalo de tempo ou quilometragem. Mas, pelo menos, faça uma inspeção a cada 20 mil quilômetros.
Uma simples inspeção visual pode ser capaz de identificar uma vela ruim
Filtro de ar sujo
Um filtro de ar obstruído restringe a entrada de ar no motor, comprometendo a eficiência da combustão e, consequentemente, elevando o consumo de combustível para manter o desempenho. A troca dele é simples e é um componente relativamente barato: costumam ser feitas a cada 10 mil ou 20 mil km.
Evite a prática de limpar com jatos de ar comprimido, pois isso pode danificá-lo e diminuir a sua eficiência. E se você costuma rodar em estradas de terra, considere reduzir o tempo de manutenção pela metade.
Filtro de ar: substituição é simples e deve ser feita periodicamente
Sonda lambda
A sonda lambda - também chamada de sensor de oxigênio - fornece informações precisas ao sistema de injeção eletrônica sobre a queima da mistura ar/combustível. Com base nesse sinal, o sistema ajusta continuamente a mistura para garantir uma combustão mais eficiente e limpa.
Uma sonda com mau funcionamento pode afetar o desempenho do motor, podendo provocar aumento de consumo de combustível, falhas de ignição e reduzir a vida útil de componentes como velas e catalisadores. Na maioria das vezes, o defeito na sonda lambda é indicado pela “luz de injeção” que acende no painel do carro. Nesse caro, leve o seu carro a um mecânico de confiança.
Combustível de má qualidade, que deposita resíduos no sensor, óleo ou aditivos inadequados no motor, que contaminam a peça, e falhas na combustão, como misturas ricas ou pobres, resultando em excesso de resíduos, são algumas das causas de defeitos na sonda lambda.