O mercado brasileiro de automóveis está acelerando (sem trocadilhos) na eletrificação. Em um país de dimensões continentais como o nosso, ainda com pouca infraestrutura de carregamento de carros elétricos, o híbrido plug-in desponta como uma alternativa para quem busca as vantagens da eletrificação, mas ainda querem ter liberdade em seus deslocamentos, proporcionado pelos motores de combustão interna.
Um carro híbrido plug-in (também chamado de PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) é um veículo que combina dois sistemas de propulsão:
- Um motor a combustão interna;
- Um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria recarregável.
A principal diferença em relação aos híbridos convencionais é que o plug-in pode ser recarregado diretamente na tomada, como um carro elétrico. Isso permite que ele rode longas distâncias apenas com eletricidade — geralmente entre 40 km e 100 km — antes de acionar o motor a combustão.
Ou seja, para os deslocamentos na cidade, é possível utilizar o carro apenas no modo elétrico. Na estrada, troca-se para o modo híbrido, sem qualquer limitação de autonomia.
Carro híbrido feito no Brasil
Hoje, já temos carros híbridos fabricados no Brasil: de leve (MHEV) a plug-in (PHEV). Mas, recentemente, com a inauguração das fábricas das chinesas BYD e GWM, iniciou-se uma disputa sobre o pioneirismo destes tipos de carros eletrificados no Brasil, especialmente o sistema PHEV.
Em 15 de agosto deste ano, a GWM inaugurou sua fábrica no Brasil, em Iracemapólis (SP), planta que pertencia a Mercedes-Benz e foi comprada por ela. Ela iniciou sua operação de montagem de três modelos confirmados: a picape Poer P30, o SUV Haval H9 e o SUV híbrido Haval H6, este último com uma versão híbrida plug-in.
Haval H6: primeiro PHEV de ‘alto volume’ feito no Brasil
Em seus comunicados, justiça seja feita, a GWM nunca se intitulou a primeira fábrica a produzir um veículo PHEV no Brasil. Mas alguns meios de comunicação deram a primaziar ao chineses com uma ressalva: que eles foram os primeiros a fazer um híbrido plug-in de “alto volume” no país.
SUV de luxo da BMW
BMW: primeiro PHEV feito no Brasil custa quase R$ 800 mil
O motivo da observação tem um nome por trás: BMW. Os alemães, poucos lembram, também tem fábrica no Brasil, em Araquari (SC), de onde já sai, entre outros veículos, o SUV X5 PHEV - desde novembro de 2024. Este sim, o primeiro híbrido plug-in montado por aqui. Mas com o preço inicial de R$ R$ 786.950, o volume de vendas justifica o “asterisco” no título da GWM.
BYD: o PHEV flex
BYD iniciou a operação da linha de produção em Camaçari, no local da antiga fábrica da Ford
E a BYD? Com os diversos atrasos no início da operação de sua fábrica em Camaçari (BA), que foi efetivamente