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Afinal, qual o 1º carro híbrido plug-in fabricado no Brasil?

Três montadoras tentam chamar a atenção do consumidor, cada uma usando um critério para ser considerada a pioneira em um segmento específico

BYD apresentou motorização híbrida flex na inauguração da fábrica na Bahia

O mercado brasileiro de automóveis está acelerando (sem trocadilhos) na eletrificação. Em um país de dimensões continentais como o nosso, ainda com pouca infraestrutura de carregamento de carros elétricos, o híbrido plug-in desponta como uma alternativa para quem busca as vantagens da eletrificação, mas ainda querem ter liberdade em seus deslocamentos, proporcionado pelos motores de combustão interna.

Um carro híbrido plug-in (também chamado de PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) é um veículo que combina dois sistemas de propulsão:

  • Um motor a combustão interna;
  • Um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria recarregável.

A principal diferença em relação aos híbridos convencionais é que o plug-in pode ser recarregado diretamente na tomada, como um carro elétrico. Isso permite que ele rode longas distâncias apenas com eletricidade — geralmente entre 40 km e 100 km — antes de acionar o motor a combustão.

Ou seja, para os deslocamentos na cidade, é possível utilizar o carro apenas no modo elétrico. Na estrada, troca-se para o modo híbrido, sem qualquer limitação de autonomia.

Carro híbrido feito no Brasil

Hoje, já temos carros híbridos fabricados no Brasil: de leve (MHEV) a plug-in (PHEV). Mas, recentemente, com a inauguração das fábricas das chinesas BYD e GWM, iniciou-se uma disputa sobre o pioneirismo destes tipos de carros eletrificados no Brasil, especialmente o sistema PHEV.

Em 15 de agosto deste ano, a GWM inaugurou sua fábrica no Brasil, em Iracemapólis (SP), planta que pertencia a Mercedes-Benz e foi comprada por ela. Ela iniciou sua operação de montagem de três modelos confirmados: a picape Poer P30, o SUV Haval H9 e o SUV híbrido Haval H6, este último com uma versão híbrida plug-in.

Haval H6: primeiro PHEV de ‘alto volume’ feito no Brasil

Em seus comunicados, justiça seja feita, a GWM nunca se intitulou a primeira fábrica a produzir um veículo PHEV no Brasil. Mas alguns meios de comunicação deram a primaziar ao chineses com uma ressalva: que eles foram os primeiros a fazer um híbrido plug-in de “alto volume” no país.

SUV de luxo da BMW

BMW: primeiro PHEV feito no Brasil custa quase R$ 800 mil

O motivo da observação tem um nome por trás: BMW. Os alemães, poucos lembram, também tem fábrica no Brasil, em Araquari (SC), de onde já sai, entre outros veículos, o SUV X5 PHEV - desde novembro de 2024. Este sim, o primeiro híbrido plug-in montado por aqui. Mas com o preço inicial de R$ R$ 786.950, o volume de vendas justifica o “asterisco” no título da GWM.

BYD: o PHEV flex

BYD iniciou a operação da linha de produção em Camaçari, no local da antiga fábrica da Ford

E a BYD? Com os diversos atrasos no início da operação de sua fábrica em Camaçari (BA), que foi efetivamente inaugurada na última quinta-feira (9), restou aos chineses, montadora que mais vende carro elétrico no mundo, o prêmio de consolação de apresentar o primeiro carro híbrido plug-in flex do mundo, um SUV Song Pro, mas ainda como protótipo e sem data para entrar em produção.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!