A Nissan anunciou o encerramento da produção das picapes Frontier e Renault Alaskan em sua fábrica na província de Córdoba, na Argentina, após sete anos. A decisão faz parte do plano global de reestruturação para conter a crise financeira que a empresa vem enfrentando.
Com o fechamento da linha de montagem argentina, a Nissan Frontier passará a ser importada do México assim que os estoques dos países latino-americanos, incluindo o Brasil, se esgotarem. Já a Renault Alaskan, derivada da mesma plataforma, não terá sucessora imediata.
A previsão inicial era encerrar as atividades apenas no fim de novembro, mas o cronograma foi antecipado devido à falta de peças. Segundo o site Motor 1 Argentina fornecedores locais interromperam a entrega de componentes após uma série de desentendimentos com a Nissan, o que inviabilizou a conclusão de picapes que estavam no plano da empresa.
Com a mudança, a Nissan Argentina deixará de atuar como fabricante e adotará um modelo de operação focado em importações — movimento semelhante ao feito pela Ford no Brasil em 2021. A empresa concentrará esforços na comercialização de veículos produzidos em outras unidades, começando pelo novo Nissan Kicks fabricado em Resende-RJ.
Nissan Frontier sai de linha na Argentina e abre espaço para rival da Toro
Nissan Frontier abre espaço para rival da Fiat Toro
Enquanto a Nissan encerra a produção local, a Renault assumirá o espaço na fábrica argentina. A partir de 2026, a unidade passará a fabricar a nova picape intermediária baseada no conceito Niagara, que será destinada ao mercado latino-americano. O modelo chega para disputar no segmento dominado pela Fiat Toro, junto com as rivais Ram Rampage, Chevrolet Montana e Ford Maverick.
A partir de 2026, a Renault da Argentina passará a fabricar a nova picape intermediária baseada no conceito Niagara, que será destinada ao mercado latino-americano