Ouvindo...

Uber exclui Basalt e Kardian da categoria Black e preocupa motoristas

Sem consultar condutores, plataforma alega que fez mudança baseada em pesquisa com usuários

Uber muda regras e ‘rebaixa’ Basalt, Kardian e Logan

A Uber anunciou, no último dia 9 de outubro, uma atualização nas regras para os veículos cadastrados em suas categorias Comfort e Black. As mudanças, que entram em vigor gradualmente a partir de 2026, afetam diretamente os motoristas que atuam nessas modalidades, conhecidas por oferecer corridas mais confortáveis e, consequentemente, mais caras que a categoria UberX.

Entre as principais alterações estão os novos critérios de ano mínimo de fabricação do veículo e a exclusão de alguns modelos que até então eram aceitos nas categorias superiores. Três carros, em especial, foram os mais impactados pela revisão das regras: o Citroën Basalt e os Renault Logan e Renault Kardian.

Renault Logan não será mais aceito na categoria ‘Comfort’ da Uber

O Renault Logan deixará de ser aceito na categoria Comfort a partir de julho de 2026. O sedã compacto, que saiu de linha no Brasil em outubro de 2024, completará quase dois anos fora do mercado de modelos zero quilômetro quando a nova regra começar a valer.

No caso do SUV compacto Renault Kardian, lançado em março de 2024, perderá a elegibilidade para o Uber Black mais cedo: em 5 de janeiro de 2026. O modelo, que recentemente recebeu atualizações para o ano-modelo 2026, era até então uma das opções mais acessíveis para os motoristas da categoria premium.

Renault Kardian será ‘rebaixado’ da categoria Black para a Comfort pela Uber

O caso mais emblemático é o do Citroën Basalt, SUV cupê apresentado em outubro de 2024. Mesmo com apenas um ano de mercado, o modelo também deixará de ser aceito na categoria Black a partir de 5 de janeiro de 2026. O Basalt era uma das alternativas mais baratas para os motoristas que buscavam ingressar na categoria de luxo, com preço promocional de R$ 94.990 na versão de entrada Feel 1.0 MT 2026.

Segundo a Uber, os novos critérios visam “garantir uma experiência de qualidade superior” para os usuários das categorias Comfort e Black. A partir de 5 de janeiro de 2026, as cidades passarão a adotar requisitos específicos de fabricação mínima e lista atualizada de modelos aceitos. Modelos, como Volkswagen Virtus, Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City, continuam habilitados, mas também precisarão atender às novas exigências de ano e versão.

Em Belo Horizonte, por exemplo, serão aceitos nas categorias modelos fabricados a partir de 2026 (Volkswagen Virtus), 2023 (Honda City, Renault Duster e Volkswagen Nivus) e 2019 (demais modelos).

Uber diz que fez pesquisa com usuários antes de fazer alterações

A Uber justificou em comunicado oficial que a atualização das categorias foi baseada em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo: “Os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”.

As mudanças, no entanto, têm gerado preocupação entre os motoristas, especialmente os que adquiriram veículos recentemente com base nas regras anteriores. Muitos alegam que o investimento feito para ingressar em categorias de maior rentabilidade pode se tornar inviável com as novas restrições.

Ronaldo Lopes, que trabalha como motorista na plataforma desde 2018 em São Paulo, relatou em sua conta no Instagram que pagou apenas as três primeiras parcelas do financiamento de um Citroën Basalt comprado em 48 prestações e terá dificuldades para arcar com os custos do veículo após a mudança nas regras. “[A Uber] tinha que falar ‘daqui a dois anos esse carro sai’, ou nem coloca na lista de modelos aceitos. Como vou fazer um investimento desse, quem vai pagar?”, manifestou-se.

Uber 2026: como são as novas regras?

Uber Comfort

Requisitos para Uber Comfort (A partir de julho de 2026)

  • Ar-condicionado e quatro portas.
  • Mais de 100 viagens concluídas.
  • Nota mínima: 4,85 estrelas para grandes capitais e 4,80 estrelas para as demais cidades.

De acordo com a plataforma, os seguintes modelos deixarão de ser aceitos na categoria a partir do dia 5 de janeiro de 2026:

  • Caoa Chery Tiggo 3
  • Caoa Chery Tiggo 3X
  • Citroën Basalt
  • Hyundai Kona Hybrid
  • JAC iEV 40
  • JAC J3 Turin
  • Peugeot e-2008
  • Renault Kardian

Uber Black

Requisitos para Uber Black (a partir de janeiro de 2026)

  • Ar-condicionado e quatro portas.
  • Cores aceitas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
  • Mais de 100 viagens concluídas.
  • Nota mínima de 4,85 estrelas.
Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.