A Stellantis anunciou nesta segunda-feira (13) o início da produção da Ram Dakota no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina. A picape média, mostrada inicialmente na forma do conceito Nightfall, será comercializada na América do Sul a partir de 2026 para concorrer no segmento dominado há anos pela Toyota Hilux, confrontando as também consagradas Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
Fábrica argentina produzirá Ram Dakota para a América do Sul
No local também será fabricado o motor MultiJet 2.2 turbodiesel, que atualmente é importado da Europa. De acordo com a Stellantis, o investimento de R$ 2 bilhões na fábrica de Córdoba criará 1.800 empregos, dos quais metade será ocupada por mulheres. “Com esse passo, a planta de Ferreyra não apenas reforça seu papel estratégico na indústria automotiva, mas realiza com eficiência, maior integração local e sob um modelo de crescimento que reflete os princípios de diversidade e inclusão”, diz o comunicado da empresa.
Como será a Ram Dakota?
A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.
A principal diferença entre as picapes será o visual, que na Ram Dakota terá um estilo mais robusto, inspirado em outros modelos da marca norte-americana. O conceito Nightfall adiantou alguns elementos, como os faróis mais estreitos conectados por uma faixa de LED, grade frontal e para-choque redesenhados.
A cabine terá uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos e na central multimídia, novo console central e acabamento mais caprichado.
A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.
O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.
Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.
Ram Dakota, produzida na Argentina, é uma versão mais refinada da Fiat Titano