O Citroën Basalt foi classificado com nota zero estrela, de cinco possíveis, na última recente rodada de testes de segurança do Latin NCAP, divulgada nesta terça-feira (14). O SUV compacto repetiu o fraco desempenho do Citroën C3 Aircross, avaliado anteriormente com a mesma pontuação. Ambos fazem parte do grupo Stellantis, conglomerado que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e RAM.
Segundo o Latin NCAP, o Citroën Basalt apresentou estrutura instável no impacto frontal e um reforço assimétrico que comprometeu a proteção do motorista e deixou o passageiro dianteiro ainda mais vulnerável. O relatório também apontou falhas no cinto de segurança, que não tensionou corretamente durante a colisão, aumentando o risco de lesões na região do tórax (confira o teste no vídeo abaixo).
“A Stellantis continua tomando decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina”, afirmou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP. “Dez modelos testados desde 2020 — incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral deficiente e sem ADAS — evidenciam padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, completou.
Entre os motivos que levaram à nota zero estão a ausência de airbags laterais para a cabeça (cortina) e a falta de sistemas de assistência à condução (ADAS), como a frenagem autônoma de emergência.
Apesar das falhas graves, o Citroën Basalt apresentou bom desempenho em colisões laterais, com proteção satisfatória para cabeça, pescoço e pés em impactos frontais.
Bom desempenho na proteção de crianças
Nos testes que simulam colisões com crianças a bordo, o Citroën Basalt se saiu melhor. O boneco que representa um passageiro de três anos de idade, acomodado de costas em uma cadeirinha com fixação Isofix e pé de apoio, manteve a cabeça protegida no impacto frontal. Já o boneco que representa uma criança de um ano e meio teve proteção quase total, com desaceleração levemente maior no tórax.
Por outro lado, no impacto lateral, o boneco de três anos bateu a cabeça em partes internas do veículo, o que reduziu a pontuação geral. Outro ponto negativo foi a ausência de botão para desativar o airbag do passageiro, item importante quando há cadeirinha instalada no banco dianteiro.
Citroën Basalt sendo submetido ao teste de colisão lateral do Latin NCAP
Histórico negativo da Stellantis
O resultado do Citroën Basalt reforça a série de desempenhos fracos dos modelos da Stellantis nos testes de segurança do Latin NCAP. Desde 2020, nenhum veículo do grupo recebeu mais de duas estrelas. O último destaque foi a Fiat Toro, testada em 2018 sob outros parâmetros do Latin NCAP, ainda antes da criação do conglomerado empresarial, quando obteve quatro estrelas.
Confira os resultados recentes dos modelos da Stellantis:
- Peugeot 2008 (junho de 2025): 1 estrela
- Citroën C3 Aircross (novembro de 2024): 0 estrela
- Fiat Pulse (dezembro de 2023): 2 estrelas
- Citroën C3 (julho de 2023): 0 estrela
- Jeep Renegade (julho de 2023): 1 estrela
- Fiat Strada (outubro de 2022): 1 estrela
- RAM 700 (outubro de 2022): 1 estrela
- Fiat Argo e Cronos (dezembro de 2021): 0 estrela
- Peugeot 208 (dezembro de 2021): 2 estrelas
“É preocupante ver que fabricantes líderes, como alguns do grupo Stellantis, continuem oferecendo veículos com desempenho de segurança tão baixo, como se as vidas na América Latina e no Caribe não importassem tanto quanto as da Europa”, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Resposta da Stellantis
A Stellantis afirmou que todos os seus veículos cumprem as normas nacionais e internacionais de segurança, e que passam por testes rigorosos no Safety Center de Betim (MG) — considerado o mais moderno centro de colisão do hemisfério sul.
A empresa destacou que a segurança veicular é resultado de um projeto global e vai além da oferta de itens individuais de proteção. Segundo o comunicado, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, aço de alta e ultra resistência e carroceria projetada para máxima proteção ao habitáculo.
A montadora também ressaltou que não financia nem patrocina as avaliações realizadas pelo Latin NCAP. Confira a nota oficial abaixo:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia”.