Ouvindo...

Picape BYD baseada no Song Plus será destaque no Salão do Automóvel de 2025

Modelo será o primeiro híbrido plug-in da categoria e terá produção nacional em Camaçari (BA)

Picape derivada do BYD Song Plus será lançada no Brasil em 2026

A BYD se prepara para ampliar sua linha de veículos no Brasil com um lançamento de peso: uma nova picape intermediária derivada do SUV Song Plus. O modelo, que já foi flagrado em testes no Brasil e na China, acaba de ter as suas primeiras imagens oficiais vazadas na rede social chinesa Weibo. Os desenhos de patente publicados pelo canal Carros revelam o design definitivo da caminhonete e confirmam as linhas gerais vistas nos protótipos anteriores.

Lançamento será no Salão do Automóvel de São Paulo

A picape da BYD será apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, como a grande atração da marca no evento. A fabricante chinesa aposta alto no modelo, que chegará ao mercado brasileiro para competir diretamente com Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage, no segmento das picapes intermediárias com estrutura monobloco.

Picape da BYD terá porte semelhante ao da Fiat Toro

A apresentação da picape no Brasil pode marcar a estreia global do modelo, já que a BYD não comercializa picapes na China. As vendas estão previstas para 2026, após o início da produção em Camaçari, na Bahia.

Design inspirado no Song Plus e na BYD Shark

A nova picape da BYD compartilha a mesma base estrutural do SUV Song Plus, com construção monobloco. O parentesco entre os dois é visível nos vincos das portas e na silhueta geral da cabine, mas o modelo ganhou identidade própria, com para-choques redesenhados, grade exclusiva e novos elementos de estilo.

Na traseira, o desenho foi inspirado na “irmã” maior Shark, com lanternas interligadas por uma barra de LED e o nome BYD estampado em destaque na tampa da caçamba. O resultado é um visual alinhado à nova identidade global da marca.

Motorização híbrida flex e tração elétrica

Embora os detalhes técnicos ainda não tenham sido confirmados oficialmente, tudo indica que a picape utilizará o sistema híbrido plug-in DM-i, já conhecido da linha Song Plus. O conjunto combina um motor 1.5 a gasolina a um propulsor elétrico, entregando 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados.

O câmbio e-CVT possui uma marcha física e as demais simuladas eletronicamente, oferecendo condução suave e eficiente. No Brasil, o conjunto será flex, o que tornará a picape a primeira da categoria com recarga externa (plug-in) – a Ford Maverick possui uma versão híbrida convencional.

Produção nacional em Camaçari- BA

A montagem da nova picape BYD será feita na fábrica de Camaçari -BA — a mesma que já produz Dolphin Mini, Song Pro e King. A fabricação local será essencial para reduzir custos, garantir incentivos fiscais e posicionar o modelo de forma competitiva frente às rivais.

Segundo fontes da indústria, a nova picape é tratada internamente como “o grande lançamento da BYD para 2026”, reforçando a ofensiva da marca no segmento híbrido brasileiro.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.