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Nova geração do BYD Dolphin terá versão híbrida e tração traseira, diz site

Hatch será totalmente renovado, com direito a motorização que combina eletricidade e combustão para aumentar a autonomia

Novo geração do BYD Dolphin já roda em testes na China

Um protótipo flagrado na China indica que a BYD já trabalha na nova geração do Dolphin, hatch elétrico que se tornou um dos carros mais vendidos da China e acumula bons números de emplacamentos no Brasil desde o seu lançamento, em 2023. O modelo foi flagrado completamente camuflado em testes no país asiático, revelando as primeiras pistas de um projeto mais maduro e tecnologicamente avançado. A estreia do novo modelo no mercado chinês está prevista para meados de 2026.

Visual renovado e dimensões maiores

As imagens publicadas pelo site CarNewsChina mostram o novo BYD Dolphin coberto por uma camuflagem pesada, mas alguns detalhes deixam claro que o design será totalmente reformulado. O carro aparenta ter uma carroceria mais encorpada, capô redesenhado e faróis mais estreitos, transmitindo uma aparência mais esportiva. Mesmo sob disfarce, é possível notar que o hatch está mais largo e com postura mais baixa, reforçando a impressão de robustez.

Plataforma inédita e tração traseira

Uma das principais novidades técnicas é a adoção da E-Platform 4.0, que substituirá a atual E-Platform 3.0. A nova base é mais moderna, com arquitetura elétrica simplificada e componentes mais integrados, reduzindo peso, quantidade de cabos e, consequentemente, diminuindo os custos de produção. O sistema elétrico do modelo também foi aprimorado para entregar maior eficiência energética e estabilidade dinâmica.

Além disso, a nova plataforma permitirá o uso de tração traseira — algo inédito no Dolphin – e a adoção de suspensão multilink, exclusiva da versão Plus do modelo atual.

Baterias Blade 2.0 e possível versão híbrida

O novo Dolphin também marcará a estreia das baterias Blade 2.0, que possuem células mais estreitas e oferecem melhor desempenho em baixas temperaturas. Segundo dados preliminares divulgados na China, a versão de topo poderá alcançar mais de 520 km de autonomia no ciclo CLTC.

Entretanto, o detalhe que mais chamou atenção nos flagrantes é a presença de um silenciador de escape, algo incomum em veículos elétricos. O componente indica que o Dolphin poderá ganhar uma inédita versão híbrida, com motor a combustão acoplado a um câmbio e-CVT e trabalhando em conjunto com o propulsor elétrico.

A própria BYD já havia anunciado o desenvolvimento de uma nova geração de sistemas híbridos capazes de rodar até 2.000 km com um tanque de gasolina, o que reforça a possibilidade de o Dolphin híbrido se tornar realidade.

Interior mais tecnológico

Por dentro, o hatch deve adotar o sistema multimídia DiLink 5.0, equipado com processador Qualcomm 8295 e resposta de voz em apenas 0,8 segundo. O painel será redesenhado com visual mais limpo e horizontal, enquanto a tela central flutuante deve aumentar de tamanho.

Entre os novos recursos esperados estão o assistente de condução nível 2+ e o sistema de navegação semiautônomo em rodovias, tecnologias já presentes em modelos mais caros da marca.

Dimensões e preços

Externamente, o Dolphin 2027 deve manter proporções semelhantes às da geração atual, com 4,28 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,70 m. As rodas terão medidas de 16 e 17 polegadas, dependendo da versão.

Na China, os preços devem continuar competitivos, variando entre 99.800 e 129.800 yuans — o equivalente a R$ 75 mil a R$ 98 mil, respectivamente, na conversão direta.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.