O Honda Fit saiu de linha no Brasil em 2021, após 18 anos e 600 mil unidades vendidas ao longo de três gerações. A quarta geração sequer foi cogitada pela marca no mercado nacional por ser considerada cara demais para um segmento que perdeu espaço para os SUVs compactos. Porém, o monovolume segue vivo em outros países, como a China, onde ganhou um visual exclusivo.
Fabricado localmente pela joint-venture formada pela Honda e a GAC, o Fit chinês terá uma série com produção limitada a apenas 3 mil unidades para estimular as suas vendas. Visualmente, a dianteira do monovolume lembra mais alguns modelos da Toyota do que os carros da própria Honda, com faróis divididos em quatro elementos e para-choque com a grade frontal avançada.
Por dentro, nada muda em comparação com o Fit vendido na Europa e no Japão, com exceção da central multimídia de 10,1 polegadas e o painel digital de 7”. Na China, o modelo tem acabamento mais simples, com bancos de tecido. A lista de equipamentos é mais enxuta, sem assistências de condução e oferecendo apenas dois alto-falantes para o sistema de som. A Honda não confirmou se o banco traseiro Magic Seat, com diferentes configurações de rebatimento, foi mantido.
Diferentemente das versões europeia e japonesas, que são eletrificadas, o Honda Fit chinês é equipado apenas pelo motor 1.5 i-VTEC aspirado movido a gasolina de 122 cv de potência e 14,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático CVT. A fabricante destaca que o conjunto mecânico tem garantia vitalícia.
A GAC Honda não informa as médias de consumo do Fit, mas afirma que o monovolume é capaz de rodar mais de 700 km com um tanque de gasolina.
Com vendas em baixa na China, a GAC Honda oferece o Fit com preços na faixa dos 66.800 mil yuans, o equivalente a R$ 51.450 em conversão direta na cotação atual. Esse valor o aproxima de elétricos de entrada, como o BYD Dolphin Mini e o Geely EX2.
De acordo com a imprensa japonesa, o Honda Fit vendeu menos de 100 unidades mensais em meados de 2025 na China, despencando para apenas 3 em outubro e nenhum carro novembro.
Conceito de corrida
A GAC Honda apresentou também as imagens de um conceito bastante modificado do Fit, inspirado em carros de corrida, com body kit, suspensão rebaixada e elementos aerodinâmicos pronunciados, como aerofólio traseiro, saias laterais e spoilers.