Fiat trabalha em subcompacto menor que o Mobi

Novo carro será elétrico para atender às novas leis de emissões e mobilidade da União Europeia

Fiat Topolino é enquadrado pelas leis europeias como quadriciclo

A Fiat prepara o lançamento de um novo carro elétrico leve, de baixo custo e foco urbano, com a ambição de antecipar mudanças regulatórias na Europa. O modelo será posicionado acima do Topolino (vendido no mercado europeu como quadriciclo) e abaixo dos compactos urbanos tradicionais, apostando em preço acessível, praticidade e menor peso.

A marca pretende aproveitar a categoria “L7” que, segundo a definição da Comissão Europeia, permite veículos com peso máximo de 400 kg (sem contar baterias) e potência contínua limitada a 15 kW (cerca de 20 cv). A expectativa é que o modelo ofereça potência e alcance superiores aos quadriciclos, mantendo simplicidade e um custo total de aquisição competitivo. Fontes citam autonomia estimada em cerca de 110 quilômetros — suficiente para o uso urbano diário.

Novo subcompacto elétrico da Fiat será pouco maior que o Topolino, que mede apenas 2,41 m de comprimento

Para a Fiat, o projeto representa mais do que um experimento. O diretor da marca na Europa compara a iniciativa aos “kei cars” japoneses — carros urbanos supercompactos e eficientes. A Fiat aposta que essa proposta leve e funcional pode atender consumidores em busca de mobilidade econômica, sobretudo em mercados urbanos densos e com infraestrutura de recarga limitada.

Fontes da própria empresa afirmam que o desenvolvimento já está em curso e estimam que o novo subcompacto elétrico pode chegar ao mercado em dois a três anos. O movimento também surge em um momento em que a indústria automotiva europeia debate a viabilidade das metas agressivas de eletrificação diante de desafios como demanda fraca, infraestrutura insuficiente e custo elevado.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...