A nova Ram Dakota, que será lançada no Brasil no começo de 2026, já teve os preços divulgados na Argentina, onde é fabricada. A picape média derivada da Fiat Titano custa a partir de 69 milhões de pesos argentinos, na versão Warlock, até 71 milhões de pesos, na configuração topo de gama Laramie (valores equivalentes a R$ 253.700 e R$ 261.120, respectivamente, em conversão direta).
No Brasil, os preços da picape ainda não foram revelados, mas a Dakota deverá chegar com valores nas faixas de R$ 310 mil (Warlock) e R$ 330 mil (Laramie). Uma versão mais barata (Big Horn) tabelada abaixo dos R$ 300 mil está cogitada para competir com picapes intermediárias.
A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada da Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.
A versão Warlock, tem uma pegada mais aventureira, apostando no visual com elementos escurecidos inspirados no conceito Nightfall, como o santantônio integrado à caçamba batizado de “Rambar” e as rodas de liga leve de 17” com pneus de uso misto 265/65 R17.
A Laramie, por sua vez, tem uma proposta mais luxuosa, com acabamento cromado na grade frontal, que tem uma barra de LED integrada, nos retrovisores externos e nas molduras das janelas. As rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas em pneus 265/60 R18.
A picape mede 5,35 metros de comprimento, 1,83 m de altura, 1,88 m de largura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba tem 1.210 litros de capacidade volumétrica. A Ram Dakota é capaz de transportar até 1.020 kg de carga útil.
A cabine tem uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos de 7” e na central multimídia de 12,3”, novo console central e acabamento mais caprichado.
As duas versões chegarão ao mercado equipadas com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera com visão em 540°, faróis de LED com iluminação dinâmica em curvas, entre outros itens.
A Big Horn, caso seja lançada, perderá boa parte desses itens para se posicionar entre as versões mais baratas das picapes médias concorrentes.
Motorização
A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.
O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.
Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.