O retorno do Salão do Automóvel a São Paulo em 2025, após sete anos de ausência, superou as expectativas de público e consolidou a retomada do tradicional evento brasileiro. Realizado entre 22 e 30 de novembro no Distrito Anhembi, o Salão recebeu mais de 516 mil visitantes, média próxima a 50 mil pessoas por dia, marca considerada expressiva pela organização.
A reestreia contou com a presença de autoridades na abertura e apresentou um formato completamente renovado. Para reduzir custos e estimular a participação das marcas, o evento adotou estandes padronizados — limitados em até 500 metros quadrados para montadoras e 300 m² para importadoras — o que motivou as empresas a concentrarem seus espaços em lançamentos e atrações de maior impacto.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades, estiveram na cerimônia de abertura do Salão
Uma das principais novidades foi a e pista de teste-drive instalada em área coberta de 14 mil m², com trechos de aceleração, manobras e frenagens. Mais de uma dezena de fabricantes disponibilizou cerca de 40 veículos, totalizando aproximadamente 10 mil testes realizados durante o Salão. O modelo também permitiu vendas diretas, estratégia que rendeu bons resultados a marcas como a Kia, que registrou mais de uma centena de emplacamentos no próprio evento.
Com o desempenho acima do esperado, a organizadora RX e a Anfavea confirmaram a próxima edição do Salão para 30 de outubro a 7 de novembro de 2027, novamente no Anhembi. Pelo menos dez fabricantes que estiveram presentes neste ano já garantiram participação, incluindo Caoa Chery, Changan, Hyundai, Renault, Toyota, Kia, GAC, Omoda & Jaecoo, Suzuki Motos e as marcas da Stellantis (Citroën, Fiat, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram). Mitsubishi e Honda avaliam a participação na próxima edição.
Salão do Automóvel de São Paulo 2026 teve área para testes-drive de veículos
O retorno reforça que o Salão do Automóvel segue relevante no interesse do público e do setor automotivo. A expectativa da organização é trazer de volta marcas tradicionais, como Chevrolet, Ford e Volkswagen, além das premium, que não participaram do evento, que atualmente sofre a concorrência do Festival Interlagos, que tem dinâmica diferente, como os testes-drive na pista do autódromo, entre outras ações.