Dia Nacional do Fusca: data celebra o aniversário do modelo no Brasil

Produção do Fusca no país teve início em janeiro de 1959, no ABC Paulista

Há 38 anos, o dia 20 de janeiro foi institucionalizado, por entusiastas e a própria Volkswagen, como o Dia Nacional do Fusca para celebrar o aniversário de um dos carros mais emblemáticos da indústria automotiva brasileira. O primeiro Fusca produzido no Brasil com peças nacionais saiu da linha de montagem da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP, no dia 3 de janeiro de 1959. Naquele ano, foram vendidas 8.406 unidades do modelo, então chamado de Sedan.

Antes da nacionalização, entre 1953 e 1958, pouco mais de 2.200 Fuscas foram montados no bairro paulistano do Ipiranga, com componentes importados da Alemanha. Na época, a escassez de fornecedores de peças era o grande entrave da Volkswagen para atingir os 54% de grau de nacionalização exigidos por lei.

Fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo-SP

O primeiro Fusca nacional era equipado com o motor 1.2 boxer (quatro cilindros opostos) refrigerado a ar, que entregava parcos 36 cv de potência, mas suficientes para levar o “besouro” aos 110 km/h de velocidade máxima. O câmbio manual de quatro marchas não tinha sincronizador (a primeira marcha só podia ser engatada com o carro parado).

Família Matarazzo comprou o primeiro Fusca nacional

O primeiro Fusca fabricado no Brasil foi adquirido no dia 7 de janeiro de 1959, pelo empresário Eduardo Andrea Matarazzo, que comprou o carro em uma concessionária do bairro de Santo Amaro, em São Paulo-SP, por 471.200 cruzeiros, equivalente a R$ 257.140 em valores atualizados. Este foi o primeiro dos 30 Fuscas comprados pela abastada família Matarazzo.

Desde então, o Fusca fez parte da história de milhões de brasileiros. Foram cerca de 3,3 milhões de unidades produzidas no Brasil entre 1959 e 1986, marca que o colocou na liderança do mercado nacional durante 24 anos. O título de carro mais vendido do Brasil foi perdido para o Gol somente em 1987.

Produção foi retomada a pedido do Presidente Itamar Franco

VW Fusca “Itamar”

A fabricação do Fusca em São Bernardo do Campo-SP chegou a ser retomada, entre 1993 e 1996, a pedido do então Presidente da República Itamar Franco. Mas o “Fusca Itamar” não fez o sucesso esperado devido à concorrência de modelos populares mais modernos e com preços mais competitivos.

VW New Beetle

Mundialmente, o Fusca vendeu mais de 21,5 milhões de exemplares. O México foi o último país a encerrar a fabricação do modelo, na fábrica de Puebla, em 2003.

VW Novo Fusca descontinuado em 2019

As “reencarnações” modernas do Fusca, conhecidas como New Beetle e Novo Fusca, também tiveram produção mexicana, finalizada em 2019 com uma série especial restrita aos Estados Unidos.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...