Correia banhada a óleo de motores da Ford é alvo de investigação nos EUA

Órgão responsável pela segurança viária apura se componente está relacionado a incidentes envolvendo carros da marca

Motor EcoBoost é alvo de investigação sobre possível defeito na correia banhada a óleo

Autoridades norte-americanas investigam um possível defeito mecânico em motores dos modelos Ford Fiesta e Focus que pode representar risco à segurança viária. A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência federal responsável pela segurança no trânsito dos Estados Unidos, apura se as falhas estão associadas ao sistema de correia de comando banhada a óleo, tecnologia que já é alvo de controvérsias no setor automotivo.

Segundo a NHTSA, o problema pode fazer o motor parar de funcionar repentinamente durante a condução do veículo. A investigação abrange veículos equipados com o motor EcoBoost 1.0 turbo de três cilindros, fabricados ao longo da última década. Relatos encaminhados ao órgão indicam que, com o passar do tempo, partículas da correia podem se desprender e se acumular no sistema de lubrificação, obstruindo a circulação do óleo.

Detalhe de desgaste de correia banhada a óleo de motor EcoBoost

Com a lubrificação comprometida, componentes internos do motor podem sofrer desgaste prematuro, levando a falhas graves ou até ao travamento completo do conjunto mecânico, sem qualquer aviso prévio ao motorista. Até agora, dezenas de queixas de consumidores foram registradas, muitas delas relatando o desligamento súbito do motor enquanto o veículo estava em movimento.

Especialistas em segurança viária alertam que falhas desse tipo elevam significativamente o risco de acidentes, especialmente em rodovias ou vias de tráfego intenso, onde a perda inesperada de potência pode deixar o condutor em situação vulnerável.

A apuração ainda está em estágio inicial e tem como objetivo dimensionar a abrangência do problema, além de avaliar a necessidade de medidas corretivas, como uma eventual campanha de recall. A Ford acompanha o processo e poderá ser solicitada a fornecer esclarecimentos técnicos à medida que a análise evoluir. Novas informações devem ser divulgadas pela NHTSA nos próximos meses.

Polêmica também se repete no Brasil

O debate em torno da correia banhada a óleo não é exclusivo dos Estados Unidos. No Brasil, proprietários de modelos como Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker já relataram problemas semelhantes. Em resposta às reclamações, a General Motors anunciou neste ano a substituição do fornecedor da correia de comando utilizada nesses veículos.

A montadora, no entanto, sustenta que os casos mais graves de falha do motor estariam relacionados ao uso de lubrificantes fora da especificação indicada no manual do proprietário. Por outro lado, consumidores afirmam que os defeitos ocorreram mesmo com as manutenções realizadas conforme as recomendações da fabricante, o que mantém o tema em debate entre montadoras, órgãos reguladores e proprietários.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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