Na próxima sexta-feira (18), a Emater-MG realizará um dia de campo sobre
“A viabilidade do cultivo da batata em Juiz de Fora e região se deve ao clima e à altitude favoráveis, além da escassez desse alimento no mercado local. É um produto de alta demanda, tanto em feiras e comércios quanto no Programa Nacional de Alimentação Escolar, destacando-se pela versatilidade na dieta do brasileiro”, diz o coordenador regional da Emater-MG de Juiz de Fora, Marco Aurélio Borba Moreira.
A batata-inglesa possui diversas cultivares, com ciclos curtos, médios e longos. Durante o evento, serão abordados os critérios para o início do plantio, principais pragas e doenças, e as variedades mais indicadas para pequenos produtores. Segundo o coordenador Marco Aurélio Moreira, a batata-inglesa “possui bom valor comercial e custo de produção relativamente baixo, o que a torna bastante adequada à agricultura familiar.”
O evento será na Fazenda da Serra, localizada na comunidade das Perobas. O local foi escolhido por apresentar uma lavoura de batata com boa expectativa produtiva, manejo cuidadoso e pela experiência do dono da propriedade, o agricultor familiar Fabiano Jovem dos Anjos Amorim. Pioneiro na produção de batata na região, Fabiano cultiva a lavoura há quatro anos. Sua produção é comercializada na feira livre local, no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e em mercados da região. Possui o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e é acompanhado pela Emater-MG com assistência técnica contínua.
Estão previstas também atividades práticas, como colheita com aferição de produtividade e demonstração da técnica de quebra de dormência, procedimento que permite transformar a batata recém-colhida em batata-semente, pronta para ser utilizada em plantios sucessivos.