Ouvindo...

Brasil abre mercado para exportação de mudas de cana-de-açúcar para a Guatemala

Agronegócio brasileiro alcança 399 aberturas de mercado desde o início de 2023

Abertura de mercado abre oportunidades para novas parcerias na área de biotecnologia

O governo brasileiro e o governo da Guatemala concluíram uma negociação fitossanitária para que o Brasil exporte mudas “in vitro” de cana-de-açúcar do Brasil para o país. Essa abertura de mercado abre oportunidades para novas parcerias na área de biotecnologia, prestação de consultoria e assistência técnica.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 249 milhões em produtos agropecuários para a Guatemala, com destaque para cereais, sementes de oleaginosas (exceto soja) e produtos florestais.

Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 399 aberturas de mercado desde o início de 2023. Os resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Setor é impactado pela tarifa de Trump?

O diretor de inteligência setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Luciano Rodrigues analisou o setor sucroenergético do Brasil na última semana durante a Megacana360.

“O setor não é um dos mais impactos, nossa exportação de etanol para os EUA é um volume muito pequeno, a exportação de açúcar a gente também atende algumas cotas do país norte-americano mas em termos de volume não é grande”, explica.

“Mas tem uma discussão a cerca da tarifa de importação do etanol dos EUA. O Brasil usa a tarifa do Mercosul, o etanol brasileiro é o que tem menor nível de emissão de gases do efeito estufa então o impacto imediato é reduzido perto de outros setores”, contou Rodrigues à Itatiaia.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.