Além da carne bovina, Brasil avança no mercado de ovos, uva e suínos na Coreia do Sul

Em missão brasileira no país asiático, presidente Lula e ministro Fávaro anunciaram marcos decisivos para a expansão do agronegócio nacional

Avanços no acordo em Brasil e Coreia do Sul

A missão oficial brasileira na Coreia do Sul alcançou, nesta segunda-feira (23), marcos decisivos para a expansão do agronegócio nacional. Além da carne bovina, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou avanços que vão desde a etapa final para a exportação de ovos até a previsão de auditorias para carne suína e uvas.

Ovos e uva

O governo sul-coreano confirmou o recebimento de toda a documentação necessária para a abertura do mercado de ovos brasileiros.

“O presidente sul-coreano confirmou que recebeu toda a documentação. Aguardamos nos próximos dias a emissão do certificado”, afirmou Fávaro. No setor de hortifrúti, a uva brasileira também entrou no cronograma oficial. Técnicos sul-coreanos realizarão auditorias em breve para viabilizar a entrada do produto, diversificando a pauta exportadora brasileira no país asiático.

Proteína animal

Na área de proteínas, o anúncio trouxe alívio para dois setores estratégicos:

  • Carne suína: houve o aceite para ampliar o número de estados brasileiros autorizados a exportar. Agora, regiões reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livres de febre aftosa e peste suína clássica poderão ser avaliadas.
  • Carne bovina: em uma negociação que se arrasta desde 2008, o Brasil finalmente obteve o compromisso da Coreia do Sul para a realização de auditorias nas plantas frigoríficas. Segundo o ministro, o presidente sul-coreano garantiu celeridade no processo após o cumprimento de todos os protocolos sanitários.

Fortalecimento bilateral

Essas medidas não apenas impulsionam o PIB agropecuário, mas consolidam uma cooperação sanitária e comercial mais robusta entre as duas nações. A missão oficial segue buscando reduzir barreiras e posicionar o Brasil como um fornecedor confiável e diversificado para a segurança alimentar sul-coreana.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...